exp52

3153 palavras 13 páginas
Resumo
Nessa prática, estudaremos as formas de tensão CC e CA em circuitos resistivos e analisa-las com auxilio de um osciloscópio.

Objetivos
O objetivo central do experimento é introduzir o conceito de corrente alternada (CA). Através deste conceito será possível estudar as diferentes formas de tensão em circuitos resistivos, levando-se em consideração a existência da corrente continua (CC) e da corrente alternada. O estudo destas diferentes formas de tensão só se dá através da analise de dados colhidos com auxilio de um osciloscópio, aparelho que mede a tensão aplicada em certo sistema por unidade de tempo e que também será introduzido neste experimento.

Fundamentos teóricos

Corrente contínua
Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC - direct current), é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção.
Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua.
Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.).
Corrente Alternada
Corrente Alternada (português), ou CA (em inglês AC - alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo.
A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente.
Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas.
Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos polos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo neutro).
A forma desta onda pode ser visualizada através de um instrumento denominado osciloscópio. Este instrumento permite visualizar o sinal de tensão em um

Relacionados