Existencialismo

Páginas: 9 (2249 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013






Existencialismo






Existencialismo
Componentes: Sandra Santos, Kaic Feitoza, Luciano Otacizio e Rafael Santana.
Série: 2º ano “b”

Trabalho dirigido pelo professor Pe. Iure Ribeiro da disciplina de Filosofia.





Introdução

Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuir profundas diferenças em termosde doutrinas, partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual. No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão em face de um mundo aparentemente semsentido e absurdo.  Muitos existencialistas também viam as filosofias académicas e sistematizadas, no estilo e conteúdo, como sendo muito abstratas e longínquas das experiências humanas concretas. O filósofo do início do século XIX é geralmente considerado como o pai do existencialismo.
O filósofo do início do século XIX Soren Kierkegaard, é geralmente considerado como o pai do existencialismo,Dizia: Que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada, apesar da existência de muitos obstáculos e distrações como o desespero, ansiedade, o absurdo, a alienação e o tédio.
Filósofos existencialistas posteriores retêm este ênfase no aspecto do indivíduo, mas diferem, em diversos graus, em como cada um atinge uma vida gratificantee no que ela constitui que obstáculos devem ser ultrapassados, que fatores internos e externos estão envolvidos, incluindo as potenciais consequências da existência ou não existência de Deus. O existencialismo tornou-se popular nos anos após as guerras mundiais, como maneira de reafirmar a importância da liberdade e individualidade humana.


Origem do Existencialismo

O existencialismo é ummovimento filosófico e literário distinto pertencente aos séculos XIX e XX, mas os seus elementos podem ser encontrados no pensamento de Sócrates, Santo Agostinho e no trabalho de muitos filósofos e escritores pré-modernos. Culturalmente, podemos identificar pelo menos duas linhas de pensamento existencialista: Alemã-Dinamarquesa e Anglo-Francesa. As culturas judaica e russa também contribuírampara esta filosofia. O movimento filosófico é agora conhecido como existencialismo de Beauvoir. Após ter tido experiência de vários distúrbios civis, guerras locais e duas guerras mundiais, algumas pessoas na Europa foram forçadas a concluir que a vida é inerentemente miserável e irracional.
O existencialismo foi inspirado nas obras de Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Fiódor Dostoiévski e nosfilósofos alemães Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl e Martin Heidegger, e foi particularmente popularizado em meados do século XX pelas obras do escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre e de sua companheira, a escritora e filósofa Simone de Beauvoir. Os mais importantes princípios do movimento são expostos no livro de Sartre "L'Existentialisme est un humanisme" ("O existencialismo é umhumanismo"). O termo existencialismo foi adotado apesar de existência filosófica ter sido usado inicialmente por Karl Jaspers, da mesma tradição.
O primeiro a colocar questões existencialistas como foco principal de sua obra de maneira explícita foi Soren Kierkegaard, sendo deste modo considerado “o pai do existencialismo”. Em retrospectiva, outros escritores também discutiram temas existencialistasao longo da história da literatura e filosofia. Devido à exposição dos temas existencialistas ao longo das décadas, quando a sociedade foi oficialmente introduzida ao tema, o termo tornou-se relativamente popular quase de imediato. Na literatura, após a Segunda Guerra Mundial, houve uma corrente existencialista que contou com Albert Camus e Boris Vian, além do próprio Sartre. É importante notar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Existencialismo
  • Existencialismo
  • Existencialismo
  • O QUE É O EXISTENCIALISMO
  • Existencialismo
  • O que é existencialismo
  • Existencialismo
  • existencialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!