Exercicio charles darwin

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
1. Qual a influência das ideais e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies queexistem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que ohomem é produto do seu meio social.
2. Como a ideia evolucionista da biologia transporta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraremem contato a partir do expansionismo imperialista?
Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente osnegros.
3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Os movimentos eram dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades doestagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades.O estático,era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bomfuncionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
4. Identifique e discuta ascaracterísticas do pensamento positivista presentes neste texto:
“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, deuma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmenteindustrial”.
É um pensamento positivista porque so pode afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos já que progresso da humanidade depende exclusivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Charles Darwin
  • Charles darwin
  • Charles darwin
  • Charles darwin
  • charles darwin
  • Charles Darwin
  • charles darwin
  • Charles Darwin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!