Exerci cios para entregar CTM

471 palavras 2 páginas
Atividade 02/09/2015
Aluno: __________________________________________________ ____________ RA: _____________
1) Determine a estrutura cristalina do cobre puro, sabendo que ele apresenta densidade de aproximadamente 8,9 g/cm³, raio atômico 0,128 nm e massa atômica 63,5 g/mol. Demonstre seus cálculos considerando os átomos como esferas rígidas.

2) Sabe-se que o ouro (Au) tem um estrutura cristalina CFC, massa e raio atômico correspondentes a 197,0 e 1,44 Å, respectivamente. Calcule:
(a) o parâmetro de rede da célula unitária; (b) a densidade teórica do ouro;
(c) o fator de empacotamento da estrutura cristalina.

3) O cobre possui um raio atômico de 0,128 nm, uma estrutura cristalina CFC, e um peso atômico de 63,5g/mol. Calcular sua densidade absoluta teórica e comparar a resposta com sua densidade absoluta medida experimentalmente (8,94g/cm³).

4) A alotropia do Fe na solidificação do aço obedece à sequência
A. CFC CFC CCC
B. CFC CCC CFC
C. CCC CCC CFC
D. CCC CFC CFC
E. CCC CFC CCC

5) Qual a estrutura cristalina do aço à temperatura ambiente?
a. Cúbica da face centrada
b. Cúbica de corpo centrado
c. Cúbica Simples
d. Hexagonal simples
e. Hexagonal compacta.

6) À temperatura ambiente o alumínio (Al) apresenta estrutura cristalina cúbica de faces centradas (CFC) e o seu raio atômico é 0,143 nm. A massa atômica do Al é 26,98 g/mol. Faça um esboço da célula estrutural do Al à temperatura ambiente. Calcule o valor do parâmetro da rede a do Al. Calcule a densidade teórica do Al em g/cm³.

7) O Molibdênio possui uma estrutura cristalina CCC, um raio atômico de 0,1363 nm, e um peso atômico de 95,94 g/mol. Calcule e compare a sua densidade com o valor experimental 10,22g/cm³.

8) À temperatura ambiente, o Ferro (Fe) apresenta estrutura cúbica de corpo centrado (CCC). Por aquecimento, a 912°C o Fe sofre uma transformação passando a apresentar estrutura cúbica de faces centradas (CFC). O raio atómico do Fe é 0,1241nm e o seu peso atómico é 55,85g⁄mol.
(a) O parâmetro

Relacionados