Exerc cios Nutri o Mineral de plantas

1479 palavras 6 páginas
EXERCÍCIOS Nº.1 – NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS – 5º. Período - Agronomia

1. Para uma planta quais são os nutrientes minerais?

N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Cu, Mn, Zn, Cl, Mo e Ni.

2. Para que um elemento seja considerado essencial para a planta quais os critérios adotados?

O primeiro critério é o direto: o elemento faz parte de um composto ou participa de uma reação sem a qual a vida da planta não é possível. Assim, já pode ser considerado como essencial para a planta. Quando não se conhece se o elemento faz parte de um composto ou de uma reação na planta é adotado o critério indireto. A carência do elemento impede que a planta complete seu ciclo, ou o elemento tem uma função específica, resultando num sintoma de deficiência característico, sendo que somente a aplicação do próprio elemento pode corrigir este sintoma (assim, não é substituível por nenhum outro elemento); e a comprovação que a presença do elemento não anule condições físicas, químicas ou biológicas desfavoráveis presentes no substrato (é aplicado via foliar, estando ausente no substrato, garantindo o crescimento normal da planta).

3. Os nutrientes X, Y, Z e K são encontrados nas plantas nas concentrações de 1,5%; 0,2%; 100 e 0,1ppm. Converta os valores em % para g k-1 e os valores em ppm para mg kg-1. Classifique os nutrientes em macro e micronutrientes. De acordo com a concentração destes na planta, pode-se estimar quais seriam estes nutrientes? Faça uma estimativa.

X = 1,5% = 15 g kg-1  macronutriente  pode ser N ou K
Y = 0,2% = 2 g kg-1  macronutriente  pode ser P, Mg ou S.
Z = 100ppm = 100 mg kg-1  micronutriente  pode ser Fe, Cl ou Mn.
K = 0,1ppm = 0,1 mg kg-1  micronutriente  pode ser Mo ou Ni.

4. O Níquel foi considerado um elemento essencial somente em 1984. Para a essencialidade do Ni ser comprovada foi necessário realizar 3 cultivos consecutivos (utilizando a semente produzida no cultivo anterior) sem nenhuma aplicação de Ni em um meio isento de Ni. No entanto, no

Relacionados

  • Vegetarianismo
    19273 palavras | 78 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas