Exerc cios II

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – IFSUL
ENGENHARIA MECÂNICA
FUNDAMENTOS DE ELETROELETRÔNICA

LOICE DA SILVA

EXERCÍCIOS
1) O que é e para que serve:
a) transistor
Dispositivo semicondutor que pode controlar corrente a partir de corrente ou a partir de tensão. Indiretamente pode ser utilizado para controle de tensão. Suas aplicações são: amplificação de sinal, chaveamento de sinal,armazenamento de informação.

b) amplificador operacional
Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado. Projetado inicialmente para realizar operações matemáticas: adição, subtração, integração, diferenciação, e outras; usadas em computadores analógicos.
Hoje utilizados em circuitos realimentados, entre outros.
Os amp-ops reais são circuitos integrados complexos.

c)portas lógicas
Em qualquer sistema digital a unidade básica construtiva é o elemento denominado Porta Lógica
A importância dessas portas lógicas está no fato de representarem os elementos básicos de construção da maioria dos circuitos digitais práticos. Podem ser OR, AND ou NOT.

d) circuitos integrados (CI)
São circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transistores, diodos,resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.
Vantagens: redução de custos, peso e tamanho; aumento da fiabilidade; maior velocidade de trabalho; redução das capacidades parasitas, menor consumo de energia, melhor manutenção, redução de stocks, redução dos erros de montagem, melhoria dascaracterísticas técnicas do circuito, simplifica ao máximo a produção industrial.

e) circuitos integrados com tecnologia TTL
É uma classe de circuitos digitais construídos de transistores e junção bipolar (BJT), trabalham em 5V, que implementam funções booleanas, multiplexadores, decodificadores, flip-flops, somadores, registradores, memórias.

f) circuitos integrados com tecnologia CMOS
- Baixa dissipaçãode energia: A dissipação de energia é dependente da tensão de alimentação, frequência, carga de saída e tempo de subida da entrada. Em 1MHz e carga de 50pF, a dissipação de energia é geralmente 10nW por porta.
- Baixa propagação de atraso: Dependendo da fonte de alimentação, a propagação de atraso é normalmente entre 25ns e 50ns.
- Tempos de subida e descida são controlados: A subida e a descidageralmente são rampas em vez de funções degrau e seus comprimentos são de 20% a 40% maiores que a propagação de atraso.
- Imunidade de ruído de aproximadamente 50% ou 45% do movimento total da lógica.
- Níveis do sinal lógico serão essencialmente iguais à fonte de alimentação uma vez que a impedância de entrada é muito alta.
Componentes CMOS geralmente são mais caros que o equivalente em TTL.Contudo, a tecnologia CMOS é geralmente menos cara em um nível de sistema, pois os chips CMOS são menores e requerem menos regulação.
Circuitos CMOS não consomem tanta energia quanto os circuitos TTL quando em repouso. Contudo, o consumo de energia do CMOS aumenta rapidamente com frequências altas em comparação ao TTL. Baixo consumo de corrente de distribuição requer menos fonte de alimentação,causando assim um projeto mais simples e mais barato. CMOS (complementary metal oxide semicondutor).
Utiliza transistor unipolar.

g) Teorema de Morgan
O Teorema de Morgan define as regras usadas para converter operações lógicas AND em operações lógicas OR e vice-versa.

h) sistemas lógicos combinacionais
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam osvalores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas.

i) flip-flop´s
É o elemento de memória em um circuito sequencial síncrono. É um circuito digital que possui duas entradas e duas saídas e é capaz de armazenar um bit de informação. São disparados pela borda (subida ou descida) do sinal de controle

j) mapa de Karnaugh
É um método de simplificação gráfico criado por Edward...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exerc Cio II
  • Exerc Cios Aulas II
  • Exerc cio unidade II
  • Exerc Cios Subordinadas II
  • Exerc cio II
  • II lista de Exerc cio
  • Exerc cios Unidade II
  • Exerc cio de Instrumenta o II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!