Exerc Cio Resolvido2

1589 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES
REDES DE COMPUTADORES 2 --- 1 SEMESTRE/2015

Lista de Exercício I
1) Descreva em detalhes os objetivos, funcionalidades e aplicações de cada uma das camadas da arquitetura TCP/IP (5 camadas).
1. Objetivo: Logo que foi criado tinha como principal objetivo ter uma rede interligando várias universidades e órgãos do governo de maneira descentralizada (ARPANET), para evitar a sua destruição no caso de ocorrência de uma guerra, logo se uma rota fosse destruída a informação chegaria por outra.
2. Funcionalidades: Atualmente se aproveitou da estrutura criada, com olhares mais amplo, assim o protocolo é capaz de encontrar a melhor rota para seu destino, encontrar outra rota se uma estiver inativa, é utilizada pelo protocolo HTTP para enviar e receber páginas HTML, imagens GIF, JPG e todos os tipos de dados; o FTP o utiliza para enviar e receber arquivos; softwares de e-mail usam os protocolos SMTP e POP3 para enviar e receber e-mails, que por sua vez também usam o TCP/IP.
3. Aplicações: Física; Enlace; Rede; Transporte e Aplicação.
3.1. Física: Trata-se dos conectores, cabos de rede, roteadores, switches, computadores, que formam a infraestrutura da rede, são por onde os dados passam para chegar ao destino.
3.2. Enlace: permiti o uso do meio físico que conecta os computadores na rede e faz com que os bytes enviados por um computador cheguem a outro computador desde que haja uma conexão direta entre eles.
3.3. Rede: realiza a comunicação entre computadores mesmo que eles estejam em redes físicas diferentes através do IP, e é ele que dá a capacidade para o protocolo TCP/IP se reconfigurar, encontrar rotas alternativas.
3.4. Transporte: já não tem como objetivo conectar computadores mais sim programas, um computador tem vários programas trabalhando na rede, ou rodando um servidor, cada programa recebe um número de porta, que é anexado ao pacote, para que assim o

Relacionados