Exemplos de SCM

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Solução Gapso conseguiu economizar US$ 24Mi por ano em operação aérea.
Como transportar, de maneira segura e eficiente, as pessoas que viabilizam a exploração de petróleo em águas profundas?
Transportando diariamente 1.700 profissionais em 80 unidades marítimas na Bacia de Campos, a Petrobras buscava uma solução para reduzir o risco dos vôos de uma das maiores frotas civis de helicópteros domundo.
Dada a complexidade da operação, a Gapso criou uma solução que define diariamente os trajetos para o transporte do maior número de pessoas com o mínimo de horas de voo, aumentando a segurança e a eficiência do processo.
O melhor planejamento do transporte aéreo reduziu em 18% o número de pousos, etapa mais perigosa da operação, e em 14% a quantidade horas voadas, o que “de quebra” gerouuma economia anual de U$ 24 milhões.
The Daniel H. Wagner Prize for Excellence in Operations Research Practice
Em 2009 o case foi finalista do Wagner Prize, um prêmio da INFORMS para os melhores casos de uso prático de Pesquisa Operacional.

PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO DA ACIARIA
CONTEXTO
O planejamento e a programação da aciaria da Vallourec & Mannesmann Tubes consiste em determinar, para umhorizonte de planejamento de aproximadamente 30 dias, a sequência de produção das barras que atenderão nas datas correspondentes às demandas do período, que é um processo de importância crucial para a produtividade da empresa. Devem ser contemplados tipos similares de aço que podem atender às diferentes demandas, ordens que serão produzidas em cada grupo de corte de cada corrida, sequências decorridas, graus de pureza exigidos em determinadas demandas, além de outros conjuntos de restrições técnicas e operacionais, resultando em um processo decisório de alta complexidade. É preciso considerar os diversos tipos de composição química, comprimento das barras, plano de corte e a troca de equipamentos entre uma corrida e outra.

SOLUÇÃO
O PROA – Programação Otimizada de Aciaria, analisa aspossíveis formas de alocar os pedidos em lotes e sequenciar a produção, visando minimizar o desperdício de materiais e o tempo despendido para a realização do planejamento. O sistema também flexibiliza e agiliza o processo de planejamento, trabalhando de forma aderente, pois considera fielmente as características do processo produtivo.
Entradas e Saídas do Sistema

BENEFÍCIOS
Programação de umsequencial, que podia durar até 4 horas, não levando mais do que 30 minutos
Construção do cronograma, que levava em média 1 hora, em apenas alguns segundos
Redução significativa do número de blocos de excesso
Utilização do PROA permite maior eficiência e segurança no trabalho do programador e abre espaço para análise dos resultados e simulações


SUPPLY CHAIN PLANNING NA VALE
CONTEXTO
Ominério de ferro é explorado em quatro sistemas produtivos (SN, SS, SE, SW), cada um formado pelas seguintes etapas (operações da cadeia): Minas, Usinas de Beneficiamento, Pátios Carregamento (pontos de expedição), Transporte (modais: Ferroviário, Rodoviário, Marítimo, Mineroduto, Correia), Usina de Pelotização, Etapas de Blendagem, Porto e CDs overseas. Os produtos finais diferentes são obtidos apartir da combinação dos diferentes tipos de minério produzidos.
Os produtos demandados são diferenciados pelas suas especificações físico-químicas. O suprimento será feito por uma mistura (blend) de variados minérios e diferentes composições podem atender uma mesma demanda. Além disso, normalmente uma mistura é formada por componentes de diferentes minas e, portanto, têm leadtimes de transportediferentes até as pilhas de formação. Uma mesma mistura pode ser feita com diferentes sequenciamentos de formação da pilha.

As demandas nos pontos de entrega, caracterizadas basicamente pelas datas em que a mistura deve estar pronta no destino, e as características dos produtos finais disparam um processo decisório envolvendo as minas, o transporte e as misturas nos destinos.
Ao longo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SCM
  • SCM
  • SCM
  • scm Supply Chain Management
  • o objetivo de SCM
  • Trabalho scm
  • Sil e scm
  • SCM 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!