ewrwer

467 palavras 2 páginas
A inteligencia emocional é uma abordagem que relaciona as habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações ( controle de emoções); controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas, assumir suas responsabilidades pelos seus atos. Com essa abordagem temos o melhor desenvolvimento do caráter do aluno e um melhor desenvolvimento das escolas.
Daniel Goleman em seu livro diz que a melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda são crianças.
Uma das grandes preocupações dos pais hoje em dia, é educar seus filhos emocionalmente, ou seja, prepará-los para enfrentar os desafios impostos pela vida com inteligência. Ensiná-los, como reagir nas diversas ocorrências que podem vir a acontecer. Para aqueles pais que ainda não são preparadores emocionais, Goleman, propõe 5 passos para que se tornem: 1° Perceber as emoções das crianças e as suas próprias; 2° Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação; 3° Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos da criança; 4° Ajudar as crianças a verbalizar as emoções; 5° Impor limites e ajudar a criança a encontrar soluções para seus problemas. Embora os pais tenham papel fundamental na educação emocional dos filhos, a escola também tem um papel fundamental.
O "princípio da educação emocional" é simples. Devemos ensinar ao indivíduo o senso de respeito, importância e de responsabilidade.
E é exatamente esse principio que vemos no livro de Rubem Alves “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”. No livro a escola é um lugar onde alunos e professores convivem como amigos, onde não há turmas nem aulas convencionais, nem professores para cada disciplina e uma escola dos sonhos simplesmente porque em nossa realidade não existe esse modelo de escola, vivemos em um mundo de preconceitos, onde a educação é sempre posta em último, onde cada um vive por si, e os “programas”, são obrigatoriamente

Relacionados

  • ewrwer
    3744 palavras | 15 páginas