EVOLUÇÃO DO ENSINO BRAILEIRO – 07/05/2014

947 palavras 4 páginas
Aluna: GEORGIA ADRIANA SIQUEIRA DE OLIVEIRA
Matrícula: FR 0820312014
Pólo: Friburgo
Curso: Gestão Escolar Integrada – Gestão/Supervisão/Orientação
Turma: FR0264

TEXTO: EVOLUÇÃO DO ENSINO BRAILEIRO – 07/05/2014

Ruptura e retomadas. Educação no Brasil. Uma história de lutas.
A história da Educação no Brasil não é difícil de ser compreendida. Ela evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas. A Educação Brasileira foi notável em cada período, e teve características próprias, no progresso da nação, relacionado ao avanço científico-tecnológico e no aspecto do discurso pedagógico.
O objetivo desse texto é pontuar resumidamente cada período que podem ser considerados os mais marcantes e os que sofreram as rupturas mais concretas na nossa educação.
A história da Educação brasileira inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre Estado e Educação, por meio dos Jesuítas, liderado pelo padre Manuel da Nóbrega. Eles tinham como maneira de ensinar(a forma como foco), “A arte de ensinar tudo a todos”, de 1549 a 1759 foram eles os precursores desta didática. Eram contra o pensamento crítico, o que prevalecia, era a memorização e a forma, sobrepondo a cultura católica sobre a indígena, ignorando por completo as suas vivências, culturas e crenças anteriores , assim como, as suas características próprias de se fazer Educação, havendo aí a primeira ruptura. A intenção era evangelizar e formar “padres-mestres”. A igreja detinha o poder, não era permitido que o conhecimento saísse dos mosteiros, na intenção de reforçar o poder católico sobre os povos.
Este método funcionou absoluto durante 210 anos, quando em 1759, houve uma nova ruptura coma expulsão dos Jesuítas pelo Marquês de Pombal.
Com as reformas pombalinas, passou a ser instituído o ensino público e os conteúdos passaram a basear-se nas Cartas Régias, até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo que permitiu uma

Relacionados

  • PROFUNCIONÁRIO MÓDULO 2
    37127 palavras | 149 páginas