Evolucionismo : tyler fraizer e morgan -

948 palavras 4 páginas
Identifique os principais pressupostos evolucionistas no texto de Morgan, Tyler e Fraizer, problematize-os apartir das reflexões de Levi –Strauss ( Raça e História)

No século XIX as teorias de Darwin sobre a evolução biológica, onde um ancestral comum seria o responsável pelo desenvolvimento do ser humano, ganhavam adeptos e se consolidavam. Baseando-se num contexto darwinista imerso no racionalismo científico e na razão, as teorias evolucionistas voltavam-se ao objetivo de estabelecer leis universais e princípios gerais para explicar a diversidade cultural entre povos, cujo ancestral é comum em sua natureza. É possível estabelecer uma intima relação entre os etnólogos Morgan, Tyler e Fraizer a partir de seus textos evolucionistas margeados ao contexto histórico da época em que viviam.

O evolucionismo de Tyler, Fraizer e Morgan busca as origens para entender a sociedade,assim surge a teoria das sobrevivências: Culturas, crenças, supertições e até mesmo hábitos configuravam-se como vestígios do “estagio anterior” e a partir desses era reconstruída a cultura anterior. Os termos civilização e cultura configuravam tudo aquilo que é adquirido pelo homem em sociedade, fundindo-se em seus conceitos.

Partindo de uma visão evolucionista criou-se o pressuposto do “progresso” da sociedade que independe do tempo cronológico e se direciona das formas “simples” as “complexas”, isto é, do período selvagem passando pela barbárie até chegar a civilização. As evidências delimitadoras do começo e do fim de um período estão implícitas principalmente na organização familiar, inovações tecnológicas e invenções , forma de governo e propriedade.

O método utilizado para o estudo antropológico era o comparativo: Através de relatos de viajantes os etnólgos propunham um desmembramento da cultura agrupando seus artefatos em determinados grupos , então os colocando em uma escala evolutiva para comparação. É importante ressaltar que no topo da escala

Relacionados