EVOLU C3 87 C3 83O 20DA 20ESTRUTURA 20DO 20COM C3 89RCIO 20INTERN

679 palavras 3 páginas
EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Considerando toda uma diversidade e a complexidade das nações, as práticas comerciais agora no mundo globalizado, isso começa gerar conflitos de interesses. Portanto, fez­se necessário que mecanismos reguladores obtidos a partir do consenso jurídico das nações fossem implementados a fim de garantir o desenvolvimento do comércio internacional em bases legais comuns a todas as nações. Logo ao final da Segunda Guerra Mundial, a maior preocupação dos países ocidentais vencedores era a construção simultânea de um ambiente pacífico, favorável ao crescimento econômico das nações, e de uma nova ordem capitalista capaz de trazer estabilidade política e econômica evitando assim o crescimento do socialismo que saiu fortalecido no período posterior ao conflito.

Nessa perspectiva, em 1944, foi finalizado em Bretton Woods, EUA, o acordo no qual o principal objetivo era proporcionar entendimentos de reconstrução econômica internacional, tendo como base três instituições internacionais.

A primeira delas era o FMI – Fundo Monetário Internacional – voltado para manutenção da estabilidade das taxas de câmbio e assistência aos países­membros em eventuais desequilíbrios no balanço de pagamentos, através de acesso a fundos especiais, não deixando que os países em dificuldades tentassem se fechar decorrente de um desequilíbrio monetário.

A segunda instituição criada foi o Banco Mundial ou Banco Internacional para
Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com a função de financiar a reconstrução dos países envolvidos na guerra e também fornecer créditos para o financiamento de projetos de infra­estrutura, programas educacionais e ambientais, bem como a geração de emprego e renda em países do chamado
Terceiro Mundo.

A Organização

Relacionados