evolução puerpera

Páginas: 9 (2248 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014

GAVAGEM: É o método empregado para introduzir alimentos no estômago, por meio de sonda nasogástrica (SNG), sonda nasoenteral (SNE) ou gastrostomia.

DRENO DE PENROSE: O dreno de penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local pós-operatório, de líquidos infectados ou não.

BILISPOT: A luz é emitida em forma de spot ou foco, dediâmetro aproximado de 20cm, quando colocada a 50cm do paciente. Usa-se lâmpada de halogênio-tungstênio, que emite alta irradiância na faixa azul (25-35 mw/cm 2/nm) e filtros para irradiação infravermelho e ultravioleta 3).

BILITRON: Utiliza uma bateria com cinco “super leds” azuis compostos por: nitreto de íon e gálio. O bilitron permite controlar5 a irradiância entre 4 uw/cm2/nm á 45 uw/cm2/nm auma distancia central indicada de 50 cm para que não haja riscos. Sua faixa de luz visível varia entre 400 e 500nm com o pico de espectro em 450 nm e grande atenuação de radiação ultravioleta e infravermelha. Com isso, caem sensivelmente os riscos de queimaduras, eritemas e perda de água pelos recém-nascidos tratados com o bilitron. Segundo FANEM33, o bilitron tem uma função terapêutica com airradiância a partir de 25uw/cm2/nm. 10

PONTOS DE ORIENTAÇÃO DE AMAMENTAÇÃO: É importante iniciar a amamentação já na sala de parto, colocando o bebê em contato pele-a-pele com você, ficar junto, mãe e bebê no mesmo quarto, após o nascimento (Alojamento Conjunto), facilita e estimula o aleitamento materno, Protege o bebê contra infecções e alergias.
Antes de amamentar, lave bem as mãos e osbraços. Para o leite sair em quantidade suficiente e o bebê engolir tranqüilo, sua barriga e da do bebê devem estar bem encostadas (barriga com barriga). Para isso, desenrole o bebê das cobertas. A boca do bebê deve estar bem aberta, de frente para a sua mama e abocanhar não só o bico (mamilo), mas grande parte da aréola (parte escura do peito). A boa pega também evita dor e rachadura no bico do peitoPara ter leite sempre, deixe seu bebe mamar à vontade. Quanto mais o bebê sugar o peito, mais leite será produzido. Deixe o bebê mamar em livre demanda, ou seja, sempre que ele quiser e até que esteja satisfeito. O leite do fim de cada mamada é mais rico em gordura, mata mais a fome do bebê e engorda mais
Só quando esvaziar um peito é que você oferece o outro. Comece a mamada seguinte pelo seioque você ofereceu por último.
Até os seis meses, o bebê só necessita de leite materno: não dê chás , água, sucos, papinhas ou outro tipo de leite. A partir dos seis meses, ofereça novos alimentos para a criança e continue amamentando até os dois anos
Não use chupetas e mamadeiras. O uso de chupetas, bicos, mamadeiras ou “protetores de mamilo” faz o bebê ficar confuso para mamar (“confusãode bico”). O jeito de abocanhar e sugar o peito é muito diferente do bico artificial e o bebê pode parar de mamar. Se o peito estiver muito cheio, pode dificultar a boa pega, portanto para ajudar, você deve fazer massagem e ordenha de alívio, retirando um pouco do leite. Isto deverá facilitar a pega do bebê.
Se ocorrer rachaduras, tome banho de sol durante 15 minutos e passe seu próprio leite paraajudar na cicatrização. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para orientação

ORDENHA: Tirar o leite com as mãos (ordenha manual) ajuda quando as mamas estão muito cheias ou “empedradas” ou mesmo para “guardar” leite para o bebê.
Lave bem as mãos e os braços, faça massagens circulares com a ponta dos dedos em toda a aréola, com a palma da mão, massageie o restante da mama,segurando com a outra mão a base da mama, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte com cuidado para o leite sair, pressionando e soltando várias vezes. Nos casos de bebês internados por prematuridade ou doença, tirar o leite 6 a 8 vezes por dia ajudará a manter a produção de leite.

PCR: RN E PEDIÁTRICO: Se um paciente pediátrico estiver com sinais de parada cardíaca (inicialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Puerpera
  • Puerpera
  • puerpera
  • puérperas primiparas
  • Exame Físico Puérpera
  • Simulação Caso Clínico Puerpera
  • Evolução
  • evoluçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!