Evolução da Mandíbulas

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
DISCENTE:

TÍTULO DO VÍDEO: “Evolução - A história das mandíbulas” (History Channel)

RESUMO: Nos dias atuais os Crocodilos e Jacarés detém o título da mordida mais forte do reino animal. As mandíbulas favorecem uma grande vantagem não só para os Crocodilianos mais também para os demais vertebrados.
O evento de maior importância que aconteceu durante a evolução dos vertebrados foi osurgimento das mandíbulas, essa simples articulação musculada foi um divisor de águas para os vertebrados, por que influenciou na evolução modificando muito os animais existentes hoje.
As mandíbulas estão por toda parte, são encontradas nas mais variadas espécies de animais. A medida que as mandíbulas se desenvolveram tornaram os predadores extremamente poderosos obrigando as presas a criaremmecanismos de defesa para a sua propria sobrevivência, e aquelas que não desenvolveram defesas tornam-se vuneráveis e morrem.
A predação influenciou mudanças desde o comportamento social à mecanismos evolutivos de defesa, aumentando assim a interação entre predador e presa.
A forma mais antiga de mandíbula já conhecida é datada no cambriano, foi nesse período que existiu o Anomalocaris, que predavame comiam os Trilobitas. Essa estranha mandíbula não se fechava totalmente, porém apertava e comprimia, e em resposta a essa articulação os Trilobitas desenvolveram novos mecanismos de defesa como espinhos e talvez glândula de veneno. Mostrando dessa forma que a predação foi uma força motriz da evolução no período Cambriano. O camarão anômalo com sua mandíbula feroz foram um dos maiores e maistemíveis predadores de sua época, entretanto após milhões de anos de domínio o Anomalocaris foi extinto e a primeira mandíbulas não obteve descententes.
Porém as mandíbulas ressurgiram atráves de uma nova espécie de peixes, eles foram os primeiros vertebrados a ter coluna dorsal, foi o ancestral de todos os outros animais, incluindo o homem. Os primeiros peixes possuiam uma boca rudimentar ealimentava-se atráves de partículas em suspensão e avançando sobre a comida. Esses peixes primitivos possuiam arcos ósseos, mas com o passar do tempo os arcos branquias modificaram-se dando origem as primeiras maxilas.
O Dunkleosteus terreli foi o primeiro placoderme a desenvolverem mandíbulas, sendo considerado o predador mais ameaçador do Devoniano. Não possuiam dentes, tinham uma grande mandíbulaóssea e as estruturas semelhantes a dentes eram na verdade projeções dos ossos dérmicos das maxilas extremamente afiadas que se desgastavam e quebravam mais não eram substituidos. Segundo os cientistas o Dunkleosteus tem a mordida mais poderoso de todos os tempos, a mordida do animal levava apenas algums milisegundos, ele era rápido na abertura da mandíbula e muito poderoso também no fechamento dela,o que criava uma força de sucção muito forte e dessa forma
puxavam as vítimas para a sua boca. Isto é possível devido à engenharia única de seu crânio e aos diferentes músculos usados para abrir e fechar essa extraordinária articulação.
O nicho vago deixado pelo Placodermo seria ocupado pelos tubarões, tornando-se o predador máximo dos mares. Experimentos sugere que a mordida do tubarãovirtual não é tão poderosa quanto a do Dunkleosteus, entretanto o seu sucesso evolutivo está principalmente relacionada com a capacidade de nadar sob uma grande velocidade, devido ao fato de seu corpo ser sustentado por cartilagem flexível.
Em vários grupos de tubarões os dentes que antes eram pequenos evoluiram, a dentição palatoquadrada é especializada para o ataque de presas grandes o suficientepara não serem engolidas inteiras, facilitando desse modo o processo de deglutição. Os dentes da cartilagem palatoquadrada são mais fortes do que os da mandíbula e geralmente mais curvadas e com muitas serras extremamente afiadas, disposto em fileiras podendo se regenerar. Quando se alimenta ele abre a boca, progeta sua mandíbula, crava seus dentes superiores e inferiores na presa e protai a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evoluçao do britador de mandibula para a mineraçao
  • Mandíbula
  • Britadores de mandíbulas
  • malformações da mandíbula
  • Britador de mandíbula
  • Enxertso em mandibula
  • Malformações da mandíbula
  • triturador mandibula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!