10556614

699 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
GRADUAÇÃO EAD.

A EVOLUÇÃO DO GRUPO PISCES.

Licenciatura em Ciências Biológicas.
Fundamentos e métodos do ensino de biologia animal II.
Tutora: Selma Bellusci

Pólo de São Miguel do Guaporé-RO
Costa Marques-RO
Agosto/2014.
A evolução do grupo pisces.

Os peixes são o grupo mais antigo de vertebrados, cuja origem remonta há 500 milhões de anos. As primeiras formas não tinham mandíbulas, nem barbatanas ou escamas. A aquisição de mandíbulas foi um passo importante na evolução, pois permitiu ao peixe começar a mastigar e assim, morder alimentos maiores.
Os peixes têm uma história evolutiva que se traduz numa imensa diversidade de comportamentos e formas adaptadas à sobrevivência nos mais variados habitats. Os oceanos primitivos do período Cambriano, cerca de 510 milhões de anos atrás, deram origem aos primeiros tipos de peixes, denominados de ''Ostracodermas''. Os Ostracodermas viveram nos oceanos antigos durante um curto período de tempo geológico, que durou do Cambriano até o final do Período Devoniano, cerca de 310 milhões de anos atrás. Eram organismos muito diferentes dos peixes que hoje nós conhecemos. Eram peixes que não apresentavam mandíbulas, tendo o corpo recoberto por placas ósseas. Os Ostracodermas são atualmente incluídos na classe Agnatha ou Ciclostomata, são peixes viventes atualmente que também não apresentam mandíbula, incluem peixes como as lampreias e feiticeiras.
Logo depois na árvore evolutiva, viriam os Conodontes, peixes que teriam registro fóssil provenientes do final do período Cambriano e início do Triássico. Basicamente nestes organismos foi registrado o que seria as primeiras brânquias. No ano de 1983 alguns fósseis completos foram recuperados.
Estes organismos possuíam corpo alongado e olhos grandes, suportados por cartilagem. Basicamente as partes encontradas de conodontes eram formadas por dentina e esmalte. De maneira geral os Conodontes são

Relacionados

  • 10556614
    668 palavras | 3 páginas