euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Páginas: 4 (814 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
FRASE

Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita:
idéias
emoçõesordens
apelos
  A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio lingüístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que éutilizada.
Exemplos:
O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.

Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal.Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu fim. A entoação pode vir acompanhada por gestos,  expressões do rosto, do olhar, além de sercomplementada pela situação em que o falante se encontra. Esses fatos contribuem para que freqüentemente surjam frases muito simples, formadas por apenas uma  palavra. Observe:
Rua!
Ai!
Essas palavras,dotadas de entoação própria, e acompanhadas de gestos peculiares, são suficientes para satisfazer suas necessidades expressivas.
Na língua escrita, a entoação é representada pelos sinais de pontuação,os quais procuram sugerir a melodia frasal. Desaparecendo a situação viva, o contexto é fornecido pelo próprio texto, o que acaba tornando necessário que as frases escritas sejam linguisticamente maiscompletas. Essa maior complexidade lingüística leva a frase a obedecer as regras gerais da língua. Portanto, a organização e a ordenação dos elementos formadores da frase devem seguir os padrões dalíngua.



ORAÇÃO
É o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo.Na oração é preciso usar verbo ou locução verbal.
EXEMPLO- A fábrica, hoje, produziu bem.

ORAÇÕES COORDENADASASSINDÉTICAS- São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.

EXEMPLO- Todos estavam com fome.

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS- Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!