obsidade

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Obesidade infantil - Aspectos Psicológicos envolvidos, causas e conseqüências
Esse resumo disserta sobre o estudo feito por Cássia Maria Salim – Doutora em Psicologia – UnB e professora de Psicologia do desenvolvimento do UniCeub, e Rute Nogueira Bicalho – estudante do sexto semestre de Psicologia do UniCeub.
O estudo teve como objetivo a compreensão dos aspectos que contribuem para a causa daobesidade infantil e suas conseqüências.
Foram selecionados 41 pessoas entre 6 e 16 anos de idade, de várias classes sociais,considerados obesos pelo Índice de Massa Corpórea – IMC. Em entrevista semi-estruturada realizada com os pais e professores dos indivíduos selecionados. Os resultados demonstram que os aspectos psicológicos estão presentes tanto nas causas como nas conseqüências daobesidade. As causas são: dificuldades de adaptação e ansiedade. As conseqüências: não – aceitação social, isolamento e baixo nível de auto – estima. Considera que as condições sócio-afetivas são mais relevantes para fins prognósticos do que simplesmente fatores físicos.
Obesidade Infantil
A obesidade infantil é hoje considerada uma doença multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura acumuladonos tecidos adiposos. Pode ser um produto da vulnerabilidade genética e de condições ambientais. É fator de risco para patologias graves, tais como diabetes, complicações cardiovasculares e hipertensão. No que se refere a complicações psicológicas, a obesidade pode causar sofrimento, depressão, dificuldades na interação social e queda na qualidade de vida. Atualmente é considerado um problema desaúde pública.
A obesidade está diretamente ligada à infância, pois é nessa fase, principalmente, entre os dois e três anos, que se adquire a maior parte das células adiposas.
Parece ser consenso que o excesso de peso na infância ocorre por uma infinidade de causas ou por uma combinação de fatores. Os mais comuns hábitos alimentares considerados inadequados, propensão genética, estilo de vidafamiliar e condição socioeconômica. Outras causas como a necessidade por economia e praticidade de consumir alimentos industrializados, contendo conservantes, que a mídia se encarrega de torná-los essenciais, favorecendo substituições errôneas ou não recomendáveis à comida caseira. Além disso, alguns aspectos do desenvolvimento psicológico influenciam o consumo desmedido.
Desde pequeno se aprendeque comida é “prêmio”, ou ainda, para os que não querem comer, a sobremesa é a recompensa por ter consumido o que os pais querem.
Nos últimos estudos encontrados sobre obesidade infantil, a literatura tem privilegiado as complicações clínicas; entretanto, a obesidade infantil e juvenil acompanha se de transtornos que comprometem as áreas psicossociais, por trás da obesidade infantil, podem estarocorrendo distúrbios psicológicos. Um dos sintomas mais comuns da depressão infantil pode ser a obesidade como outros transtornos alimentares. O sofrimento emocional pode ser uma das partes mais dolorosas da obesidade, uma vez que a civilização ocidental atual enfatiza a aparência física e freqüentemente iguala atratividade com magreza. A genética então é ignorada, pois o ideal é o corpo perfeito.Desta forma, pessoas com sobrepeso sentem-se sem atração levam ao sentimento de baixa auto-estima, acarretando insegurança e vários outros transtornos psicológicos.
Segundo Mahan (1998), ironicamente os obesos são “atormentados” em uma sociedade que encoraja em demasia a alimentação. As crianças sofrem muito mais que os adultos, pois ainda não sabem agir diante das críticas depreciativas. Paisansiosos e pouco atentos à real necessidade de seus filhos não percebem que eles choram por outros motivos, e não somente quando estão com fome. Conseqüentemente, sem um aparelho psíquico maduro, a criança aprende que o alimento é a solução para todos os conflitos. Muitas vezes, até certa idade, o ser “gordo” é admirado pelos pais e é considerado sinônimo de que seus filhos são “fortes” e têm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obsidade
  • obsidade
  • Obsidade
  • obsidade
  • obsidade
  • A obsidade
  • Obsidade
  • Obsidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!