Europa em crise

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Por que a União Europeia está em crise?

Há pouquíssimo tempo atrás a União Europeia era lembrada como o local de alto desenvolvimento econômico e social, mas atualmente sua imagem évinculada a crise econômica pela qual ela vem passando. Crise esta, que começou no ano de 2011, causada por dois principais motivos. O primeiro pode ser associado pela dificuldade quealguns países da região têm passado para pagar suas dívidas, como Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, que não estão conseguindo produzir um crescimento econômico que consiga suprirseus gastos e pagamentos de dívidas que obtiveram nas tentativas de se financiar outra vez. E o segundo motivo, a possível causa do primeiro, é a falta de administração política da Europapara resolver questões de endividamento público das nações do bloco.
As principais consequências destas duas causas foram: a fuga de capitais de investidores, escassez do crédito,descontentamento popular com as medidas tomadas para a redução de gastos adotada pelos países europeus, aumento do desemprego, queda do PIB dos países da União Europeia, a diminuição dos ratings(notas dadas por agencias de risco) das nações e bancos dos países envolvidos na crise. Além de gerar crises em países que não fazem parte do bloco da Europa, que de acordo com oseconomistas poderá causar uma recessão econômica global.
Esta crise não está nem perto de acabar, sendo ainda considerada uma nova chance de outro choque econômico para esta região e para asdemais localidades ao redor do mundo. Primeiramente por causa da difícil escolha dos políticos europeus, que estão divididos entre manter a união monetária em conjunto, ignorando todos osproblemas que isso possa significar, ou permitir que países como a Grécia, Espanha e Itália saiam do bloco, um caminho que provavelmente seria desastroso para o mercado financeiro.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A crise na europa
  • Crise na europa
  • Crise da europa
  • Crise na europa
  • Crise na europa
  • Crise na europa
  • Crise Na Europa
  • Crise na Europa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!