Euclides

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 12 de abril de 2015
No século XVIII se iniciava a Revolução industrial que gerava uma nova fase para toda a civilização, com ela houve o surgimento da modernidade nos campos industriais e na área cientifica. Logo apóshouve a chamada 2º revolução industrial que trouxe com si a busca pela exploração das matérias primas e o consumismo. Em 1873 houve a queda da bolsa americana, isso fez com que os investidores dasmetrópoles entrassem em crise, pois havia muitas demandas para pouco consumismo, então decidiram investir em países que já tinham certa dependência politica ou econômica com a Europa e o Brasil era umdeles , essa dependência foi chamada de indirect rule , por esse motivo a Europa queria tornar seus ideais universais e conseguiu atingir principalmente áreas periféricas . O Brasil sofre forteinfluencia, principalmente com o avanço do cientificismo, que da origem a diversos ideias como Positivistas e Darwinistas. Mas tarde o Brasil tem um grande marco histórico deixa de ser Monarquia e torna-seRepublica e o Rio de Janeiro começa a ser palco da economia brasileira , pois administrava os recursos econômicos dos cafezais , que era responsável pelo crescimento econômico da época .
EuclidesRodrigues Pimenta da Cunha, naturalista do Rio de Janeiro , cresce nesse complexo quadro de acontecimentos caóticos e ideológicos que herdaram da Europa .
Em 1886 ingressa na escola militar ondeadquiriu todas as doutrinas cientificistas de cunhos positivistas , deterministas e os conceitos republicanos , também a matemática e a engenharia muito presentes em seu livro “Os Sertões”. Após umato de contestação contra a Monarquia , Euclides é expulso da instituição, foi para o estado São Paulo e iniciou sua carreira jornalística na imprensa “ A província de São Paulo “ , foi convidado parafazer a cobertura da Guerra que estava acontecendo em Canudos .
Euclides começa escrever o livro “ Os Sertões “ baseado na Guerra de Canudos , logo percebemos a influencia do determinismo na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Euclides
  • Euclides
  • euclides
  • Euclides
  • Euclides
  • Euclides
  • Euclides
  • Euclides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!