A03v69n3

3448 palavras 14 páginas
ARTIGO ORIGINAL

152

Micropuntura com radiofrequência no tratamento da ceratopatia bolhosa sintomática
Micropuncture with radiofrequency for the treatment of symptomatic bullous keratopathy
Adriana Carneiro Macedo1, Cristiane Ishirara2, Daniella Fairbanks3, Vicente Vitiello Neto4, José Ricardo
Carvalho Lima Rehder5

RESUMO
Objetivo: Avaliar o efeito da micropuntura com radiofrequência no tratamento dos pacientes portadores de ceratopatia bolhosa sintomática. Métodos: Estudo prospectivo em 10 pacientes com ceratopatia bolhosa sintomática e baixa acuidade visual.
Micropunturas com radiofrequência foram realizadas em estroma anterior nas áreas com descompensação epitelial. A evolução dos pacientes foi realizada através de dados clínicos (biomicroscopia, paquimetria, tonometria e estesiometria) e graduação de sintomas (intensidade da dor, sensação de corpo estranho, fotofobia e insônia devido à dor). Resultados: A comparação dos sintomas antes do tratamento e no pós-operatório apresentou redução da sensação de corpo estranho, da intensidade da dor e na insônia em mais de 90% dos pacientes. A medida da sensibilidade corneana pelo estesiômetro de Cocher Bonnet apresentou uma redução da sensibilidade, entre o pré tratamento e o pós de 1 semana, entre 0,5 a 2, em 5 pacientes . A comparação do pré-tratamento com o pós-tardio apresentou aumento na sensibilidade corneana em 07 pacientes variando de
0,5 a 2. A avaliação de espessura corneana através do exame de paquimetria ultrasônica e a medida de pressão intraocular dos pacientes através do tonômetro de aplanação de Goldman não obtiveram diferenças significativas. Conclusão: A micropuntura com radiofrequência mostrou-se um tratamento válido no controle dos sintomas da ceratopatia bolhosa principalmente na redução de sintomas como dor e sensação de corpo estranho.
Descritores: Doenças da córnea/cirurgia; Edema da córnea; Lâmina limitante posterior da córnea/cirurgia

1

Estagiário no Setor Córnea e de Patologia Externa da

Relacionados