Eucalipto

Páginas: 26 (6401 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO

O eucalipto (Eucalyptus spp.), pertencente à família Myrtaceae, é uma árvore nativa da Austrália, do Timor e da Indonésia, sendo exótico em todas as outras partes do mundo.
O eucalipto, pelas suas características de adaptação às mais diferentes condições de clima e solo e diversificação do uso de sua madeira, tem sido uma das árvores mais plantadas no mundo.
Começou a serplantado no Brasil no século XIX, onde as primeiras mudas da planta chegaram ao Rio Grande do Sul em 1868. Atualmente as plantações de eucalipto no Brasil ocupam mais de 3,7 milhões de hectares, que possui condições de clima e solo altamente favoráveis para a implantação de florestas (Conselho de Informações sobre Biotecnologia, 2008).
As principais espécies cultivadas atualmente no Brasil incluem oEucalyptus grandis, o Eucalyptus camaldulensis, o Eucalyptus salignae o Eucalyptus urophylla, entre outras. Além disso, foram desenvolvidos cruzamentos entre as espécies, resultando em híbridos, como é o caso do Eucalyptus urograndis (E. grandis X E. urophylla).
O desenvolvimento das espécies exóticas utilizadas, principalmente o pinus e o eucalipto, demonstram resultados excelentes, com ciclossilviculturais entre 6 e 7 anos, bem diferentes dos países de grande tradição florestal, como a Suécia, Canadá e Austrália, cujos ciclos nunca são inferiores aos 60 e 80 anos.
O eucalipto como qualquer outra cultura, é atacado por muitas pragas. No Brasil, o registro de insetos associados aos cultivos florestais de eucalipto é vasto e inclui várias pragas. As perdas ocasionadas por insetos-pragasão de grande importância.

2. IMPORTÂNCIA

Desde o início do século XX, o contínuo crescimento da população e o crescente aumento na demanda de madeira foram responsáveis pelo surgimento do interesse e da necessidade do uso de espécies de eucalipto para a produção de madeira, lenha, moirões, dormentes etc., em muitos países. A partir de 1945, a crescente demanda de madeira para fins de produçãode celulose, compensados, chapas, assim como o rápido desenvolvimento tecnológico verificado, resultou em aumento adicional na área plantada com eucalipto. E o eucalipto adquiriu, rapidamente, a característica marcante de ser a espécie florestal mais plantada no mundo, apresentando condições de crescer e se desenvolver onde quer que as condições climáticas fossem tais que a temperatura mínima dosolo não fosse limitante (Pryor, 1976).
Atualmente, as plantações de eucalipto no Brasil ocupam 3.751.867 hectares (Abraf, 2007). O setor florestal responde por 3,5% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e gera 4,6 milhões de empregos diretos e indiretos. As florestas plantadas estão distribuídas estrategicamente, em sua maioria, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo,Minas Gerais e Espírito Santo, visando à garantia do suprimento de matéria-prima para as indústrias. Observa-se a importância do eucalipto por ser uma espécie de uso múltiplo principalmente para produção de papel e celulose e energia na forma de lenha e carvão.
A madeira é utilizada na produção de móveis, acabamentos refinados da construção civil, pisos, postes e mastros para barcos. Deletambém se obtém o óleo essencial usado em produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios. Destaca-se também o mel de alta qualidade produzido a partir do pólen de suas flores.
Além dos benefícios diretos dessas utilizações específicas, as plantações de eucalipto desempenham importância indireta, aliviam a pressão sobre os poucos remanescentes das florestas naturais do país. O eucalipto, hoje,é uma alternativa de preservação da natureza, por ser uma árvore de rápido crescimento e de fácil adaptação às mais diferentes condições de solo e clima, contribui significativamente aos programas de recuperação de áreas degradadas. Além disso, fornece proteção adequada a áreas críticas, tais como na estabilização de dunas, no controle da erosão, no funcionamento hidrológico harmônico das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EUCALIPTO
  • eucalipto
  • Eucalipto
  • Eucalipto
  • Eucalipto
  • eucalipto
  • Eucalipto
  • Eucalipto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!