Etnobotanica

Páginas: 11 (2641 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
Etnobotânica: Levantamento dos conhecimentos e utilização de plantas medicinais por moradores do Bairro Nobre de Paulo Afonso-BA
Amanda Araújo
Introdução
As ervas medicinais correspondem às mais antigas “armas” empregadas pelo homem no tratamento de enfermidades de todos os tipos, ou seja, a utilização de plantas na prevenção e/ou na cura de doenças é um hábito que sempre existiu na história dahumanidade. Muitos são utilizados em forma de chás, outros em forma de compressas, banhos, gargarejo, em fim, todas as indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda.
A crença pelo popularismo trata-se de conhecimentos e estratégias de curas criadas pelas pessoas do povo e passadas de geração a geração, pois pode apontar de onde veio e há quanto tempo vem sendo conservado pela comunidade,resgatando o conhecimento popular sobre as plantas medicinais e principalmente desfrutar do acervo de espécies vegetais que, segundo (AMOROZO, 1996) toda sociedade humana acumula um acervo de informações sobre o ambiente que a cerca, que vai lhe possibilitar interagir com ele para prover suas necessidades de sobrevivência. Neste acervo, inscreve-se o conhecimento relativo ao mundo vegetal com oqual estas sociedades estão em contato. Desta forma, não é difícil encontrar alguém que tenha o hábito de armazenar em casa alguma espécie de planta com poder curativo ou recomendado, geralmente por um conhecido, para algum tipo de tratamento.
Considerando o crescente aumento da população, as ervas medicinais vem sendo uma alternativa principalmente para solução ou de maneira mais simples, umaajuda, para a falta e precariedade de atendimento médico, distribuição gratuita de medicamentos, dificuldade de deslocamento para postos de saúde, que de acordo com Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 80% da população mundial usam principalmente as medicinas tradicionais para suprir as necessidades de assistência médica primária, utilizando assim produtos de origem natural paracombater problemas como pressão alta, queimaduras, gripe, tosse e prisão de ventre, entre outros. No Brasil, 20% da população consome 63% dos medicamentos disponíveis e o restante encontra nos produtos de origem natural, especialmente nas plantas medicinais, a única fonte de recursos terapêuticos (ARAÚJO & SCUDELLER, 2005; SIMÕES et al., 2003). Desta forma, um número cada vez maior de pessoas buscamas plantas para a cura de suas doenças, seja pelo baixo custo ou pela facilidade de aquisição.
O uso adequado das plantas com propriedades farmacológicas traz uma série de benefícios para a saúde, ajudando no combate de doenças infecciosas, doenças alérgicas, disfunções metabólicas entre outros. Deve-se considerar que o uso incorreto dessas ervas também pode causar efeitos colaterais o qualpoderá comprometer seriamente a saúde do corpo e causar vários problemas ao organismo humano; dentre eles podemos citar as reações alérgicas e os efeitos tóxicos em vários órgãos do corpo humano , assim como a falta de higienização antes do consumo, o manuseamento da espécie e o estado de conservação da mesma. A fitoterapia tem seu princípio ativo definido de acordo com o preparo da planta, a forma deconsumo e dosagem, pois o organismo define através de reações químicas, físicas, psíquicas e sociais. A associação do organismo com o princípio ativo das plantas pode resultar em ações terapêuticas e/ou tóxicas (MEDEIROS & CABRAL, 2002).
Deve-se levar em consideração também que a comercialização dessas espécies vegetais requer que o comerciante detenha de algum conhecimento de suas aplicações,para que possa orientar sobre seus efeitos e manuseio correto, pois, muitas vezes, a venda desses medicamentos é impulsionada apenas pelo desemprego e ausência de quaisquer outras fontes de rendas. Existem locais em que a fitoterapia representa o único recurso de tratamento, onde também, muitas vezes, se pode encontrar a comercialização errada dessas plantas, em feiras livres ou em fundos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnobotânica
  • Etnobotanica
  • Etnobotânica de Quintais
  • Aula Etnobotanica
  • abordagem etnobotanica
  • Etnobotânica de plantas medicinais de curiaú
  • Erva cidreira- classificação etnobotânica
  • A Etnobotânica e suas relações com a África

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!