Etica Professional1 1 5

1006 palavras 5 páginas
O
FACNET
SERVIÇO SOCIAL
ÉTICA PROFISSIONAL

TUTOR EAD: MAURICIO DIAS
GORETI 4351667565
HELENA 4573905165
ROSIANE 4573897211
TAGUATINGA-DF
2013

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho versou sobre a violência contra adolescentes e idosos desamparados pelos familiares .
Para tanto, foram utilizados como fonte de pesquisa: Internete livros.
Apresenta-se com o objetivo de demonstrar a questão da violência contra idosos e adolescentes como algo cultural determinado pela relação de poder e o trabalho realizado para efetivação dos direitos desses sujeitos diante de tal demanda.
Na atuação junto a esta demanda, se faz necessário um trabalho de reconhecimento da realidade vivida por esses sujeitos, além de um acompanhamento sistemático com as famílias na busca de fortalecer os vínculos familiares.

Para se analisar sobre o Serviço Social e novos padrões que atuam como base para a prática profissional do Assistente Social, faz-se necessário refletir acerca da sua trajetória desde a gênese da profissão até a atualidade, objetivando melhor entender os avanços e contradições, como também os entraves com que se deparam os Assistentes Sociais para adotar o Código de Ética vigente. A palavra ética não tem o mesmo sentido para todos.
Inúmeras são as contradições em torno das definições e seu entendimento entre antigos e modernos. A ética profissional acolhe determinações que antecedem a ocupação abraçada pelos sujeitos. A escolha desta ou daquela profissão é influenciada pelos processos vivenciados, reforçados ou mesmo em oposição pelos princípios sociais, religiosos e culturais sob forte interferência da gama de informações apreendidas.

No cenário atual, onde as desigualdades, a injustiça e problemas sociais se destacam, a ética profissional mostra-se como um desafio em nossa vida social. Para essa compreensão, é necessário entender a relevância da ética na sociedade e na vida profissional. Cada profissão é regulamentada pelo seu código de ética, orientando e

Relacionados