Etica Educa O E Direitos Huamanos

5653 palavras 23 páginas
Ética, Educação, Direitos Humanos: O Valor da Criança e dos Adolescentes dentro do ECA

¹ Luciana Virgília Amorim de Souza

Resumo
O trabalho aborta sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes e principalmente sobre os direitos humanos no Brasil. A criança, de acordo com o ECA, tem direitos e deveres resguardados. Com a utilização de metodologia baseada em artigos e livros e autores e a CF, apresenta como resultado a história da criança e adolescente, a questão familiar, a violência na escola, e história da educação no Brasil, dentre outros temas.

 Graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança/BA, Graduada em Letras Vernáculas pela UNIT- SE; Graduada em Espanhol pela UNISEB – COC/SE; Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens – Eadcon/Bahia; Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela Face/BA . Especialista em língua inglesa- Face/BA; Especialista em Mídias da Educação/ Uesb/BA; Especialista em Linguística e Literatura pela Universidade Cândido Mesndes/ RJ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França/SE. Professora do Estado da Bahia na Educação Básica. E-mail: luvirgilia@hotmail.com.

Introdução
O que vemos, hoje em dia, sendo muito discutido é a questão familiar e sobre a violência dentro da família e nas ruas entre jovens e crianças. Os vínculos familiares desfeitos e a questão social de abandono das crianças, além da desestruturação da família em não ter condições de cuidar dos seus próprios filhos acabam gerando abandono, desprezo e problemas de afetividade para essas crianças, pois dessa forma elas vão procurar nas ruas resolver parte dos seus problemas e muitas vezes terminam entrando no mundo da criminalidade, violência e aprendendo a lidar com todos os tipos de situações ruins, dessa maneira exterminam seus sonhos e a esperança de mudança da vida que levam no decorrer do convívio com a maldade. Pode- se aferir que essas questões de abandono e

Relacionados