eterfeds

641 palavras 3 páginas
Histórico do vinho
É difícil especificar quando e onde se iniciou a história do vinho. Na verdade, bastava haver a cultura da uva, sua coleta e posterior conservação em um vaso apropriado, para que houvesse a possibilidade de se obter sua essência. Pesquisas arqueológicas têm apontado a existência de uma quantidade razoável de sementes da uva como um indício da presença de produção vinícola, mesmo em seu estágio mais rudimentar.
Vários achados naquela que é considerada a primeira cidade humana, Catal Hüyük, bem como na Turquia, em Damasco, na Síria, Byblos, no Líbano, e na Jordânia, evidenciam que na Idade da Pedra já era possível encontrar sementes da videira. As mais antigas foram localizadas na cidade de Geórgia, na Rússia, datadas de 7000-5000 a.C. Esta árvore também era cultivada no Irã, antiga Pérsia, e no sul da Mesopotâmia, atualmente território iraquiano. Há a possibilidade dos fenícios terem disseminado por toda a Europa as espécies que dariam origem às uvas brancas.
As videiras chegaram igualmente ao Egito, através do Rio Nilo e por outros caminhos diversos. Há alguns mitos sobre o vinho envolvendo relatos bíblicos. O Velho Testamento registra no Gênesis que Noé trazia, em sua arca, sementes de uva, plantando-as assim que chegou em terra firme. Dela teria colhido os frutos, elaborado o vinho e com ele se embriagado. Outros povos apresentam narrativas semelhantes sobre a produção vinícola. Mas certamente a mitologia grega apresenta mais claramente a história do vinho, associando-a ao deus Dionísio, também conhecido como Baco, o qual dominava a técnica de produção desta bebida, sendo assim responsável pelo cultivo da uva e a elaboração de seu suco.
Os populares Festivais de Dionísio, realizados em Atenas, celebravam o dilúvio, nesta versão enviado por Zeus, que assim teria punido o Homem por seus pecados. Um dos filhos do casal sobrevivente, Orestheus, teria semeado a primeira videira; seu irmão, Amphictyon, era muito amigo de Dionísio e lhe teria

Relacionados