Ete Guandy

2711 palavras 11 páginas
ETA Guandu
Saneamento Urbano

Orientador: Aristóteles
Orientado: Yan Carvalho
Índice

Introdução 3
ETA Guandu 4
Guandu: Significado e localização 5
Rio Guandu – Origem 6
O tratamento da água 7
A desinfecção por cloro 10
O processo clássico 11
O controle da acidez 12
CCO Guandu 13
Alguns termos técnicos de tratamento da água do Guandu 14
Visita técnica ETA Guandu 17

Introdução

Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população. A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

ETA Guandu
A Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETAG), localizada no Km 19,5 da Rodovia BR 465, (Antiga Estrada Rio - São Paulo), em Nova Iguaçu, utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul, após elas serem utilizadas pela Light para a geração de energia elétrica.
Inaugurada em 1955, a Estação de Tratamento de Água do Guandu produz cerca de 43 mil litros por segundo, aproximadamente o triplo da capacidade inicial. Isso significa mais de 3,7 bilhões de litros saindo diariamente da ETAG para abastecer os Municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí, atendendo a um padrão de qualidade internacional, controlado através de uma série de análises fisico-químicas e bacteriológicas.
Para se ter uma idéia, a água chega a ETAG barrenta e turva. No entanto, sai pura e cristalina,

Relacionados