Etapa 2 Atps Keli Barbosa

1173 palavras 5 páginas
ATPS
Etapa 2
Associativismo e Democracia no Brasil Contemporâneo
Associativismo é designado a prática social da criação e gestão das associações (organização provida de autonomia e de órgãos de gestão democrática: Assembleia geral, direção e conselhfiscal).
O associativismo caracteriza-se pelo seu caráter, normalmente de voluntariado por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento dessatisfaçam das necessidades individuais humanas.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos ilegíveis participam igualmente-diretamente ou através de representante eleitos- na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
Segundo Ligia, em seu artigo, diferentes perspectivas teóricas ressaltam benefícios democráticos das práticas associativistas, como a defesa dos grupos mais vulneráveis e excluídos o caráter pedagógico no sentido de promoção de processos de educação política, a promoção de relações de confiança, cooperação espírito público, as denuncias de relações de poder, ou ainda a participação na elaboração e controle das politicas publicas.
As associações permitem ampliar os domínios da pratica democrática para diversas esferas da vida social, se constituindo em meios alternativos para dar voz aos desfavorecidos em função das condições desiguais de distribuição de dinheiro e poder.
Os anos de 1980 marcam um pico na constituição de diversas associações e movimentos sociais que desencadeiam diferentes mobilizações e reivindicações, como as questões urbanas, de gênero, de secularidade, ambientais, culminando com articulações mais gerais, como as defesas de uma constituição pautada por princípios de participação e de justiça social.
Nos anos de 1990, uma importante parte dos estudos e pesquisas passa a incorporar uma perspectiva teórica sobre a importância das

Relacionados

  • ATPS Comportamento Organizacional
    1427 palavras | 6 páginas
  • 241346250183
    1372 palavras | 6 páginas
  • Livro de coleta laboratorial
    130118 palavras | 521 páginas