Os Saberes Do Trabalho Docente Disputam Lugar Nos Curr Culos

326 palavras 2 páginas
Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos
O trabalho docente deve visar um currículo de qualidade, um ensino que faça sentido para todos.
O currículo deverá envolver o bem estar das nossas comunidades, porém, a nossa educação não vem sendo valorizada como deveria; precisamoscomo futuros educadores construir um ensino com melhor qualidade, comojá falou Paulo Freire: “Que consiga acolher a todos e a todas.” E esse assunto é bem complexo, pois já vem sendo abordado desde o início da República, envolve a escola como um todo e também a comunidade, ou seja, é também uma questão social, política e econômica, pois se os educadores e educandos fossem tratados de forma digna de respeito não estaremos discutindo sobre esse assunto, não é verdade?
A educação pública não é valorizada como sendo dotados de competência para influenciar os estudantes a serem introduzidos no mercado de trabalho com competências e habilidades que faça umdiferencial, pois o ensino público está carente de poder para gerar uma expressão dos conhecimentos e valores que uma sociedade deverá possuir para gerar uma vida digna, trabalho digno, enfim vida de qualidade.
O educador é essência do ser humano, porque sem o educador não existiria advogados, juízes, secretárias, contadores e muitos outros profissionais capacitados para exercer suas profissões; no entanto o professor não deve ser somente formado, é preciso ser experiente e conviver com a vivência e dificuldades dos alunos, para assim formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho e exercer suas funções com amor, respeito e responsabilidade, como disse Paulo Freire:“è fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”.
Referências Bibliográficas: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em 07 de out. 2014 http://pensador.uol.com.br/citacoes_de_paulo_freire/2/ Acesso em 07 out.

Relacionados