ETAPA 02 Estrutura Revizada Nete

2230 palavras 9 páginas
ETAPA 02: FUNÇÃO DOS ÍNDICES ECONÔMICOS E FINANCEIROS

Nesta etapa vamos desenvolver os cálculos dos índices financeiros, onde através dos mesmos conseguimos identificar o desempenho econômico-financeiro de uma empresa, os cálculos consistem na relação de contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, a empresa analisada é INDÚSTRIAS ROMI S/A(BP 2008).
Através da técnica uso dos índices conseguimos produzir informações para tomada de decisões, em nosso trabalho vamos utilizar os índices mencionados abaixo:
Estrutura de Capital, na qual inseridos estão os índices: Participação de capitais de terceiros, Composição do endividamento, Imobilização do Patrimônio Líquido e Imobilização dos recursos não correntes.
1. Estrutura de Capital
Nesse grupo, o índice analisa como está a estrutura do capital da instituição, ou seja, a composição do endividamento a curto e longo prazo.
1.1. Participação de Capitais de Terceiros
Este índice indica o grau da participação do capital de terceiros referente ao total do capital próprio inserido no negócio, também conhecida como grau de endividamento.
1.2. Composição do endividamento
Este índice indica o percentual do endividamento em curto prazo e são representadas pelo Passivo Circulante, quanto menor for melhor.
1.3. Imobilização do Patrimônio Líquido
Este índice indica o percentual comprometido do capital próprio no investimento, ou seja, o valor que o acionista investiu na empresa sendo representado pelo Patrimônio Líquido, quanto menor for melhor.
1.4. Imobilização dos Recursos não Correntes
Este índice indica o percentual dos recursos não Correntes na aquisição de investimentos, Imobilizado e intangível, nesse grupo estão as contas a longo prazo, quanto menor for esse índice, melhor.

2. Liquidez
Nesse grupo os índices indicam a situação da empresa a curto (Liquidez Seca), média (Liquidez Corrente) e longo prazo (Liquidez Geral) avaliando a capacidade da empresa mediante as suas obrigações.
2.1. Liquidez Seca

Relacionados