Estupa e catedral de brasilia

10195 palavras 41 páginas
UM ESTUDO COMPARATIVO DA FORMA ESTRUTURAL DE
DOIS MONUMENTOS RELIGIOSOS EM BRASÍLIA:
A CATEDRAL E O ESTUPA TIBETANO
PORTO, Cláudia Estrela
Arquiteta e Urbanista, doutora em Estruturas Espaciais pela Sorbonne, com PósDoutorado na Agência RFR, em Paris. Atualmente Prof ª Drª do Programa de
Pesquisa e Pós-Graduação da FAU - (PPPG-FAU/UnB) – Universidade de Brasília
(UnB), Departamento de Tecnologia.
E-mail: claudiaestrelaporto@gmail.com
UnB, Colina, Bloco H, Ap. 107– Asa Norte – CEP: 70904-108 – Brasília-DF
Telefone: (+55) 61 33071358

RESUMO
Brasília, nascida do plano urbanístico de Lúcio Costa e das inusitadas formas estruturais em concreto de Oscar Niemeyer, soube se adaptar às novas formas oriundas de um sincretismo religioso vigente no país.
Este estudo visa comparar, através do simbolismo religioso, das formas estruturais adotadas e do espaço arquitetônico edificado, dois monumentos religiosos: a Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer, e o
Estupa do Centro Budista Tibetano, recém inaugurado.
Na nova capital, a forma de construção milenar do Estupa, estrutura sagrada primordial da tradição budista, símbolo do despertar que responde a certas regras construtivas de acordo com a escola à que pertence, se contrapõe à forma estrutural arrojada da catedral, com os seus 16 pilares em concreto, na forma de parabolóide de revolução, e o seu acesso por uma passagem subterrânea.
Embora ambos respondam a uma função religiosa, são formas não usuais de arquitetura, com um significado religioso e arquitetônico específicos. A concepção do espaço e a forma escultórica é distinta, uma vez que respondem ao simbolismo religioso de suas tradições.
Palavras-chave: arquitetura religiosa, forma estrutural, catedral, estupa.
ABSTRACT
Brasília, born of the urban plan by Lúcio Costa and of the unexpected concrete structural forms designed by Oscar Niemeyer, knew how to adapt to the new forms that came from the country’s religious syncretism.
This article

Relacionados

  • arquitetura
    12086 palavras | 49 páginas
  • C
    155362 palavras | 622 páginas