Estufas

Páginas: 11 (2671 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014


Justificativa
Escolhemos esta temática devido ao fato de que a estufa é um sistema de produção de plantas (verduras, legumes, mudas, e flores) que a maioria da população de municípios pequenos como o de Zortéa tem em casa; porém não compreendem seu funcionamento dentro dos parâmetros das formas de transmissão de calor (condução, convecção, e irradiação). Também para saber os tipos deestufas existentes, e quais deles é o mais indicado para a produção de algumas plantas.













Objetivos
Os objetivos do nosso projeto estão relacionados à busca de conhecimento sobre as Estufas de plantas. Que são eles:
Entender o funcionamento da estufa. – Emprego das formas de transmissão de calor.
As partes que compõe a estufa.
Origem e evolução da estufa.
Os tipos deestufa;
Estufas de flores;
Vantagens na utilização de estufas;
Projeto Éden – A Estufa de Éden













Questões de Pesquisa
1. Como está relacionada às formas de transmissão de calor com o funcionamento da estufa?
2. Qual a importância de cada parte da estufa? Estrutura-Cobertura-Piso.
3. Por que o homem ficou tão fascinado com as estufas?
4. Qual é o melhor tipo de estufapara produzir flores? Por quê?
5. Por que é vantajoso o cultivo de plantas em estufas?
6. Qual a finalidade do Projeto Éden?














Pesquisa do assunto Anexo I

O objetivo das estufas é evitar e controlar uma série de fatores ambientais, como, chuva, geada, granizo, neve, frio intenso etc, e de "organizar" de maneira mais racional e compactada uma determinadaplantação ou cultivo. Para obter plantas de qualidade e de rápido desenvolvimento.  
1. Funcionamento das Estufas – O emprego das formas de transmissão de calor

A radiação infravermelha penetra no material transparente que cobre a estufa, e aquece o solo, que libera um pouco dessa energia térmica que aquece a camada de ar inferior da estufa, o ar quente, portanto mais leve eu o ar frio sobe paraa parte superior. Quando o ar aquecido sobe o ar frio toma o seu lugar na parte inferior da estufa, o solo ainda quente torna a aquecê-lo, que também começa a subir, formando uma corrente de convecção, o material que cobre a estufa tal como vidro ou plástico não permite que o ar aquecido se propague para o ambiente externo, criando um ambiente artificial permitindo que as plantas cultivadas sedesenvolvam mais rápido.






2. As partes que compõe a estufa: A importância de cada uma delas
Embora as estufas pareçam estruturas simples, elas possuem algo a mais que os olhos não veem. Estrutura confiável, cobertura, piso e ventilação são todos necessários para uma operação básica. Para sustentar o ambiente, um sistema de aquecimento e alguns processos automatizados, como irrigaçãopor abastecimento de água dedicado, também podem ser necessários.
A estrutura: Deve ser resistente, para suportar os painéis de vidro ou plástico, ela pode ser de alumínio, madeira, PVC rígido e aço galvanizado. O alumínio capta mais luz e também suporta painéis do tipo clip-on, tornando-o a opção mais comum.
As coberturas: Devem ser leves transparentes resistentes a deterioração causada pelaradiação ultravioleta, chuvas fortes e granizo. O vidro capta cerca de 90% da radiação solar, ajudando a reter o calor e impedir a luz ultravioleta [fonte: Hessayon]. Os sintéticos, embora mais baratos e algumas vezes mais resistentes do que o vidro, captam menos raios solares.
O piso: as estufas podem ter pisos muito simples feitos de lâminas de madeira ou mesmo um piso de terra pressionado.Enquanto que os conservatórios geralmente possuem pisos acabados, as estufas de trabalho geralmente possuem terra em seus perímetros e um telhado de madeira simples.









3. Origem e Evolução das estufas – Fascinação Humana

”As estufas são frequentemente vistas como estruturas românticas. Originalmente propriedades exclusivas dos ricos e bem nascidos, as estufas eram construídas nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estufas
  • Estufa
  • Estufa
  • estufa
  • Estufa
  • estufa
  • Estufa
  • Estufa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!