estudos

Páginas: 11 (2673 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Capítulo 7

1.MONITORANDO A APRENDIZAGEM

1-)Explique com suas palavras o “dilema tocquevilleano” mencionado neste capítulo.

O dilema tocquevilleano se constitui da contraposição entre um diagnóstico “científico” da sociedade moderna - diagnóstico que retrata as disposições que tendem a inviabilizar a liberdade política nas condições sociais igualitárias - e uma necessidade“ético-política” de afirmar a exequibilidade dessa mesma liberdade no contexto de destruição das bases da cidadania que decorre do desenvolvimento daquelas mesmas disposições. Essa tensão irresolúvel entre ciência e política, entre determinação e vontade, entre natureza e arte.

2-) Alexis de Tocqueville não foi um revolucionário como Karl Marx. Tampouco tomou como ponto de partida para seus estudos a “luta declasses” ou o sistema capitalista.
Embora tenham lançado olhares diferentes sobre a sociedade , esses dois observadores do mundo social concordavam em alguns aspectos. Este capítulo abordou uma dessas convergências entre os dois. Destaque-a e explique-a com suas palavras.

Para os dois, tanto o pensador liberal como para o marxista, concordavam que o futuro seria um império dos nossos e ofuncionamento da democracia.

3-)Neste capítulo, você tomou contato com alguns aspectos da democracias francesa e norte-americana que chamaram a atenção de Alexis de Tocqueville. Ele viu a democracia ser instaurada nesses dois contextos sociais com resultados diferentes. Como ele explicou esse fato?

Que a combinação das ideias democráticas com os costumes, as tradições e a cultura dos povosproduz regimes democráticos singulares.

4-)Tocqueville ficou muito impressionado com o desenvolvimento da democracia na América, mas advertiu que tanto lá como na França poderiam surgir situações em que as pessoas preferissem abrir mão da liberdade em favor de algum outro princípio. Você identifica situações desse tipo na democracia brasileira?

Sim, porque hoje em dia é melhor ter segurança doque a liberdade, já não se pode ter os dois então , é melhor ter segurança e outros princípios do que a liberdade.



1
2.ASSIMILANDO CONCEITOS
1-)Com base na tira de Mafalda e na definição de democracia dada pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, a que conclusão podemos chegar a respeito da democracia?
Que é uma forma do governo falar que as pessoas são livres para votar em que elasacharem sendo que não é bem assim, o governo faz a cabeça das pessoas e sempre tem algo de errado em eleições.
2-)Com base no que você aprendeu sobre Alexis de Tocqueville, como acha que ele enterpretaria a tira da Mafalda e a frase de Drummond?
Quanto mas a população acha que sabe de tudo sobre o governo, mas o governo engana a população.


3.OLHARES SOBRE ASOCIEDADE

1-)O que você sabe dasociedade norte-americana que explica essa “aglomeração” de identidade étnicas diferentes em uma mesma cidade?

Que elas são muito consumistas e são um dos maiores exportadores do mundo

2-) Esse convívio entre várias etnias, para Tocqueville, era uma marca da democracia norte-americana que às vezes funcionava positivamente, às vezes negativamente. O que você sabe a respeito disso?

QueTocqueville mesmo vivenciando isso tudo ele não viu o que realmente queria, o que falavam para ele não era a mesma coisa do que ele vivenciou naquela época.


6.DE OLHO NO ENEM

1-)Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasilnecessita?

O direito de votar, todo mundo tem seu direito de votar, de expressar através do seu voto o que você quer par seu país ou cidade, votando na pessoa que vai trazer aquilo que ele prometeu para as pessoas no seu discurso de mandato que melhoraria a cidade ou país, como: segurança, educação, melhoria na saúde, liberdade de se expressar, liberdade para dizer o que bem entender. Mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudos
  • Estudos
  • Estudo
  • Estudo
  • estudos
  • Estudos
  • estudos
  • estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!