Estudos

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Tabela 1 ESTRUTURALISMO
1 Precursores
(indique os teóricos que influenciaram os principais autores) Wilhelm Wundt e Kulpe
2 Principais autores Edward Bradford Titchener
3 Conceitos edefinições propostos – (apresente pelo menos cinco Conceitos/ definições teóricas) Os conceitos de Titchener eram os elementos ou conteúdos mentais e na conexão mecânica. Mas seu enfoque estava nos elementos epara o mesmo, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assimdeterminar a sua estrutura. Modificou o método introspectivo de wundt. Ele se aproximou mais de Kulpe, designando o método de introspecção qualitativa. Apresentou três propostas básicas para apsicologia: Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples, determinar as leis da associação desses elementos da consciência e conectar os elementos às suas condições fisiológicas.Titchener era reducionista, elementarista e mentalista.
4 Métodos de estudo
(como eram realizadas as pesquisas) Titchener programou seu laboratório, conduziu pesquisas e escreveu artigos acadêmicos,publicou mais de 60 trabalhos. Orientou mais de 50 doutorandos em psicologia. Objetos de estudos era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações. Um dos métodos usados era aintrospecção: O indivíduo explora seus pensamentos e as sensações, para obter informações sobre determinadas experiências sensoriais.
5 Campos de aplicação
(exemplos onde pode se observar aaplicação da teoria na prática profissional/cotidano) Psicologia industrial ou organizacional.
6 Análise crítica pessoal De acordo com a minha análise sobre o estruturalismo, a minha crítica está voltadapara a introspecção que foi o ato pelo qual os alunos de Titchener fizeram para elaborar as suas pesquisas. A introspecção foi uma análise íntima e reflexiva que os alunos fizeram sobre eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudos
  • Estudos
  • Estudo
  • Estudo
  • estudos
  • Estudos
  • estudos
  • estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!