Estudos Setoriais Sessao2 2

Páginas: 28 (6885 palavras) Publicado: 8 de abril de 2015
ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO E AS RELAÇÕES COMERCIAIS NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL
E MATO GROSSO
(1994/95-2005/06)

Argemiro Luís Brum
Alexandra Luft

Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla. O mesmo busca organizar informações mais específicas sobre a produção e comercialização do milho, com ênfase nas cadeias produtivas do cereal nos Estados do Rio Grandedo Sul e Mato Grosso. O Brasil, na produção deste cereal, encontra-se em terceiro lugar no ranking mundial, embora ainda possa melhorar a produtividade em suas lavouras. Nos últimos anos, a produção brasileira do cereal cresceu, na esteira de um forte incremento na chamada safrinha, a ponto do país se tornar importante exportador do cereal. Uma das características da produção nacional está nofato de grande parte dos agricultores gaúchos e outros Estados sulinos cultivarem o cereal em pequenas áreas, voltadas ao consumo interno, com o grão subsidiando outras atividades, como a produção de leite, suínos e aves. Já no Mato Grosso a produção se dá em áreas maiores, visando particularmente o mercado nacional e internacional, já que o consumo local ainda é pequeno.

Palavras-chave:Comercialização – Produção – Milho – Rio Grande do Sul – Mato Grosso


Abstract
This article is resulted of a wider research***. The same search to organize more specific information about the production and commercialization of the corn, with emphasis in the productive chains of the cereal in States of Big Rio of the South and Mato Grosso. Brazil, in the production of this cereal, meets in third place inthe world ranking, although it can still improve the productivity in its areas. In the last years, the Brazilian production of the cereal grew, in the wake of a fort increment in the call safrinha, to the point of the country to become important exporter of the cereal. One of the characteristics of the national production is in the fact of great part of the farming gaúchos and other States sulinosthey cultivate the cereal in small areas, returned to the internal consumption, with the grain subsidizing other activities, as the production of milk, porcs and birds. Already in Mato Grosso the production gives him in larger areas, seeking the national and international market particularly, since the local consumption is still small.

Key words: trading – production – corn- Rio Grande do Sul –Mato Grosso

1 Introdução

O artigo aqui apresentado enfatiza a produção e comercialização de milho pelo Brasil, com atenção especial às relações entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso no período compreendido entre 1994/95-2005/06.
Na prática, o Brasil se destaca entre os países que mais produzem o grão sendo o terceiro produtor mundial. No entanto, sua produtividade média ainda é baixa, mesmoque ela tenha evoluído com o passar dos anos graças às melhorias tecnológicas. O milho ainda não é a cultura de preferência para a maioria dos agricultores, sendo particularmente utilizado como cultura de rotação.
Presente na maioria das propriedades das regiões brasileiras, grande parte dos produtores ainda mantém essa prática para o consumo próprio, geralmente na alimentação animal. Naspropriedades que reservam grande área para plantio de milho, e que realmente investem nesse cultivo, visando o mercado do grão, a produtividade é maior. No Brasil a cultura possui duas safras (verão e safrinha), realidade inclusive que diferencia os dois Estados objeto deste estudo.
Assim, o artigo se concentrará na análise da produção mundial e brasileira de milho; com destaque para a classificação dosprincipais produtores, as exportações e os estoques existentes. Em um segundo momento o destaque será a produção de milho no Brasil e o papel das regiões Sul e Centro-Oeste no contexto, com ênfase nos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Enfim, se analisará a participação do milho no PIB agropecuário do país.


2 A Produção de Milho no Mundo e no Brasil

O milho é denominado de “zea mays”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos setoriais
  • Estudo setorial autopelas
  • Estudo Setorial de Supermercados
  • Estudo setorial abimci
  • Estudo Setorial Salão e despensa
  • 2 Estudo De Caso 2
  • Estudo 2
  • 2 Estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!