Estudo Virus Bacterias Algas Protozo Rios E Fungos

3127 palavras 13 páginas
Biologia
Vírus
Vírus são seres acelulares (não são constituídos por células). Eles são parasitas intracelulares obrigatórios, atacando células de bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas, animais e os humanos. Quando estão fora da célula hospedeira, os vírus não se multiplicam nem apresentam qualquer tipo de atividade metabólica. Os vírus apresentam ácidos nucleicos semelhantes ao dos demais seres vivos e utilizam o mesmo sistema de codificação genética que todas as formas de vida conhecidas.
A infecção viral, que é a invasão de uma célula pelos vírus, gera modificações no metabolismo celular. Em alguns casos, as células hospedeiras se reproduzem sem controle, originando um tumor. Entretanto, o destino da maioria das células hospedeiras é a morte, que ocorre quando os novos vírus formados saem da célula, destruindo-a. Existem várias doenças causadas por vírus. Dentre elas, estão: a AIDS, as gripes, a varíola, o sarampo, a catapora e a poliomielite.
Um vírus é constituído por uma ou mais moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA) envolto por moléculas de proteína, que constituem o capsídio. Juntos, capsídio e ácido nucleico compõem o nucleocapsídio. Em certos vírus, o nucleocapsídio é envolto externamente pelo chamado “envelope viral”, que é formada, geralmente, quando o vírus é expelido pela célula hospedeira.
Um vírus completo é denominado vírion e cada tipo de vírus apresenta vírions de formato característico.
Tanto o capsídio (em vírus não envelopados) como o envelope lipoproteico (em vírus envelopados) contêm proteínas, denominadas ligantes, capazes de se encaixar em determinadas proteínas presentes na membrana da célula hospedeira, denominadas receptores virais. Para invadir uma célula, um vírus deve de ser “compatível” com os receptores presentes na membrana celular. É justamente a necessidade desta compatibilidade exata às proteínas celulares que torna os vírus tão específicos.
Multiplicação dos vírus Enquanto um vírus não encontrar uma célula em

Relacionados

  • Apostila Microbiologia
    21555 palavras | 87 páginas
  • Manual de biologia
    93740 palavras | 375 páginas
  • Parasitologia
    12315 palavras | 50 páginas