Rodrigues 1991 Resenha Gestao Contemporane 14347

1822 palavras 8 páginas
RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS

Tenório, Fernando OnUberme; S~ HeleDa Bertho da &: Carvalho, Helenice Feijó de. Elaboração tk projetOs co~:umi abordagem prática. Rio de Janeiro,
Marques Saraiva, 1991. 94p.
~ vivêneia das situações, cada vez'.DDIiS freqiitmes nos dias atuais, em que a sociedade civil, pormeio dos diferentes#DPOS que a compõem, procura reivindicar recursos para solucionar problêmase"suprií'lcar!ncias que as afligem, fez com que os 'autores se decidissem a escrevet este livro, na tentativa de "iniciar" os membros das comunidades menos favorecidas nos miSt8rios da metodologia de elaboração de projetos. .
Com o objetivo de fornecer simplificadalDPJlte o instrumental de planejamento que possibilitasse, aos movimentos CClIJl1IDitários, o uso racional de ~, ·os autores adotaram uma metodologia que, não Ietldo inovadora, é, pelo menos, ainda incomum em nossos meios. Trabalhando inicialmente na fonnulação de conteúdo conceitual de tudo que se refere à lógica de elaboração de projetos, submeteram esses conceitos à análise critiCa daqueles que vivem e vivenciam os movimentos comunitários urbanos e rurais, consolidando, finahnente, as observações e sUgestões deles recebidas.
Apesar de serem três os seus autores, pode-se dizer que este livro foi, de fato, escrito ~ muitas mãos: toda uma comuni<fade participou de sua elaboração, já que ele integrou conhecimentos dos quais eram detentores muitos interlocutores.
Ao afinnar que alguém capaz de "pensar" sua experiência também é capaz de produzir conhec~to, Fernando Guilberpte Tenório, um dos autotes fonnais, não está apenas produzindo literatura, mas reafinnando a filosofia que' penneou todo o projeto de elaboração deste livro.
.
Em uma linguagem simples e direta, Elaboração de projetos comuhitários: uma a~gem prática é dividido em sete partes: Introdução; Elaboração; Exemplos de elaboração de projetos; Conclusão; O mito da participação; ElementoS para compreensão do texto e bibliografia.
A parte 2 é dedicada à elaboração

Relacionados