Estudo sobre Sociologia. Introdução à Ciência da Sociedadee (conceito de cultura, subcultura, rapidez da informação)

2449 palavras 10 páginas
Ideologia e Cultura. O erudito x popular, a massificação da informação, cultura, sub-cultura e contra-cultura.

“A era da informação em massa: consequências na formação individual e coletiva da cultura brasileira.”

Ideologia
Surge o conceito de Ideologia no século XIX por Destutt de Tracy significando simplesmente ciência das ideias. O conceito de Ideologia poderia limitar-se apenas a um sentido básico e generalizado, sendo um conjunto de ideias que possam embasar um raciocínio lógico sistemático, uma doutrina, uma concepção, uma concentração de análise sobre um determinado assunto. No entanto a Ideologia passou a ser contemplada em diversos campos de pensamentos, porém será limitada aqui apenas sua abordagem no âmbito político que foi onde mais houve intriga pela busca do significado mais preciso deste Termo.
Ideologia aplica-se numa Sociedade dividida em diferentes grupos sociais, com base em suas culturas e desenvolvimento particular, priorizando a forma como esse grupo deverá pensar e agir, bem como, esta Ideologia organiza métodos a fim de manter a ordem e tolerância às diferenças sociais de tal forma que não vulgarize o equilíbrio entre o rico e o pobre, o negro e o branco e todas as demais características que distinguem a Sociedade que possam acarretar em conflitos entre os diversos grupos sociais que a compõem. Porém, Ideologia possui significados múltiplos que até podem confrontar-se entre si, gerando, portanto, certo desentendimento e contradição. Isso dado, devido vários pensadores contemporâneos e antigos terem especulado de diversas formas este Termo.
Cultura
O conceito de cultura, na forma mais simples e genérica, pode ser definido como algo que é cultivado, provindo do latim colere. Porém é mais coerente que seja tomado o conhecimento que Cultura ganhou significados mais ricos; podemos encontrar a Cultura em toda parte, nos filmes, nos livros, nas revistas, nas pinturas, nas músicas, entre outros.
Edward B. Tylor consegue

Relacionados

  • Desenho
    234188 palavras | 937 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas