Estudo eficaz

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 23 de março de 2014














































INTRODUÇÃO
O estudo é um trabalho de todo ser humano e por ser de extrema importância não só para o desenvolvimento da sociedade em geral, como também para o bem estar de cada indivíduo, diversos estudiosos dedicam parte de seu tempo para formular condições fundamentais para um estudo eficaz.
Apossibilidade de êxito ou fracasso sempre depende do estado de ânimo do indivíduo (produto da vinculação e sintonia existentes entre a mente e o corpo). Se o estado neurofisiológico for positivo, as capacidades de autoconfiança serão despertadas e ativadas. Caso ele for negativo, o ser se sentira desanimado, paralisado e desiludido.
Para sanar dúvidas e ajudar no desenvolvimento desse estudo eficaz, estetrabalho irá apresentar algumas das diversas condições fundamentais, tais como a representação interna do ser, o bom estado físico, higiene mental e psíquica, a preparação, prevenção do cansaço e a influência do ambiente.












1 CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM ESTUDO EFICAZ
1.1 O HOMEM É O QUE ACREDITA SER
Para Tchekov, é natural de ser humano agir da forma como pensa, eassim, se o homem pensar que é um fracassado, ele se portará como tal. O oposto também é válido caso ele tenha uma atitude positiva. Em outras palavras, a forma que o ser se vê transforma-se no que nele acha sobre si mesmo.
1.2 O BOM ESTADO FÍSICO
Por ser uma atividade psíquica, o estudo ou trabalho intelectual é condicionado pela saúde física e pelo bem estar corporal. Assim, há fatores de quelevam o aluno à uma “boa forma física”.
Dormir é a forma mais natural de se recuperar e descansar do esgotamento mental e físico (necessário de sete a nove horas de sono). A qualidade do sono é mais importante que a quantidade. Quando se dorme sem acordar nenhuma vez, levanta-se com a sensação de estar relaxado, descansado e consequentemente há o máximo de trabalho intelectual. Já se o sono foragitado, acorda-se com pouca vontade de estudar. Para um bom sono, não se deve levar para a cama nenhum tipo de problema; é necessário também reduzir o máximo possível de alimentos e bebidas excitantes; jantar cedo e alimentos leves e de fácil digestão; não utilizar sedativos; caminhar ou tomar um banho morno antes de dormir; dormir com roupas limpas e em posição confortável; deitar sempre na mesmahora; fazer exercícios físicos diariamente; manter o quarto arejado e fazer relaxamento. Se não conseguir dormir, deve-se estudar ate ficar cansado.
Uma alimentação equilibrada, variada e rica em fósforo, cálcio e vitaminas oferecem um bom rendimento intelectual. Comer demais não é recomendável, do mesmo modo, a desnutrição e alimentação desequilibrada ou tóxica podem provocar distúrbiosfuncionais e orgânicos, inclusive em todo o sistema nervoso. Para perder peso, marque com um nutricionista e faça exercícios físicos.
Para manter uma boa forma física corporal e intelectual é necessário criar o hábito de fazer exercícios de forma regular e moderadamente 9não de forma febril0.
O relaxamento recupera do cansaço físico e mental, restabelecendo a paz e o equilíbrio anterior perdido. Osestudantes nervosos e preocupados devem fazer sessões de relaxamento. A melhor forma é deitado, com os braços alongados e as pernas flexionadas sobre o travesseiro, com uma música suave e relaxante.
1.3 HIGIENE MENTAL E PSÍQUICA
O bom estado mental, psíquico e afetivo afetará os resultados dos estudos, assim é necessário desenvolver ao máximo todos os indicadores da saúde mental e psíquica. Amotivação e o interesse, ou a falta deles, afetam positivamente ou negativamente o desempenho intelectual ainda mais que as condições físicas. Um estudante mentalmente saudável apresenta quatro características básicas.
A primeira delas é o bom nível de autoestima (o convencimento de que é capaz de obter melhores resultados no estudo, embora consciente de suas capacidades e limitações), o sucesso do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo eficaz
  • MÉTODOS PARA UM ESTUDO EFICAZ
  • Técnicas de estudo: leitura eficaz
  • MÉTODOS PARA UM ESTUDO EFICAZ
  • Metódo Eficaz de Estudo
  • Estudo de caso administração eficaz da produção
  • LIDERANÇA EFICAZ
  • Negociação eficaz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!