estudo dirigido - sistemas psicologicos I

Páginas: 13 (3077 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
ESTUDO DIRIGIDO, SISTEMAS PSICLÓGICOS I

NOME: Adriano Marcos da Silva
CURSO: Psicologia
PERÍODO: noturno
TURMA: N1
PROFESSORA: Fabiola Borges
TEXTO I – “A Evolução da Psicologia”
1 – Argumente sobre a importância de conhecer o contexto histórico-social na história da psicologia.
R – Nada acontece por acaso, ou num passe de mágica, tudo é resultado de um processo histórico, sendoassim é extremamente importante saber como nasceu, onde nasceram os primeiros passos, bem como as contribuições que deram. As experiências, os estudos, os projetos que agregaram conhecimento ao longo da história da psicologia.
2 – discorra sobre o pensamento psicológico entre os gregos a partir das ideias de Platão e Aristóteles.
R – Platão discípulo de Sócrates que procurou definir um lugar para arazão em nosso próprio corpo. A cabeça onde se concentra a alma humana. A medula seria a ligação entre a alma e o corpo, quando alguém morria a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo. Já para Aristóteles discípulo de Platão, teve contribuição inovadora ao postular que a lama e o corpo não podem ser dissociados. Para Aristóteles a pysiché seria o princípioativo da vida. Tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui psyché ou alma. Os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função de alimentação e reprodução. Os animais teriam essa alma e a alma sensitiva, que tem a função de percepção e movimento, e o ser humano teria os dois níveis anteriores e a alma racional que tem a função pensante.
3 – Discuta a influência docristianismo no pensamento sobre o mundo e o homem na idade média e como é possível perceber tal influência no pensamento de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
R – Com o crescimento e o domínio de vários territórios pelo império Romano surge e se desenvolve o cristianismo, pela imposição dos romanos, nessa época já existiam ideias sobre o mundo psicológico, inspirado por Platão, Santo Agostinho afirmaque a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina, a alma é imortal por ser elemento que liga o homem a Deus e o corpo deve ser domado, disciplinado.
Já São Tomás de Aquino inspirado por Aristóteles que fazia distinção entre a essência e a existência, ou seja, o ser humano busca a perfeição por meio da existência; São Tomás afirma que somente Deus seria capaz dereunir essência e existência em termos de igualdade, sendo assim a busca da perfeição pelo homem é a busca de Deus.

4 – O que marca as ideias do mundo psicológico do renascimento?
R – Esse período é marcado por grande transformações no mundo europeu, a descoberta de novas terras que levam o acumulo de riquezas, surgi uma nova organização econômica-social, e a valorização do homem. Esse períodotambém foi marcado por grandes avanços, como na ciência (o planeta não é mais o centro do universo); as primeiras experiências da física moderna, todo esse avanço na produção do conhecimento propicia o início da sistematização do conhecimento cientifico, estabelecem-se métodos e regras básicas para a construção do conhecimento científico. René Descartes (1596 – 1659) postula a separação da mente(alma, espírito) e corpo, afirmando que o ser humano possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo desprovido do espírito, era apenas uma máquina. Com isso torna-se possível o estudo do corpo humano morto, possibilitando o avanço da anatomia e da fisiologia, que iria contribuir e muito para o progresso da psicologia.
5 – Aponte as Duas principais características do mundomoderno que possibilitaram o surgimento da psicologia científica. Discorra sobre cada uma delas.
R – A crença na ciência como forma de conhecer o mundo e dar respostas e soluções para problemas da vida humana. A experiência da subjetividade pessoal isto é a certeza de que em nós registra um conjunto de experiências vividas que são absolutamente individuais, particulares e privadas é a crença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido de teorias e sistemas psicológicos 1
  • Roteiro do estudo dirigido – unidade i: noções introdutórias sobre aconselhamento psicológico
  • Teorias do Sistema Psicológico I
  • Teorias e sistemas psicológicos i
  • ESTUDO DIRIGIDO – BROMATOLOGIA I
  • Estudo Dirigido I
  • ESTUDO DIRIGIDO I QUIMICA I
  • Estudo Dirigido I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!