estudo de celula

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

7 TIPOS DE LEPRA (PARTE II)
(Lv.13:4 a 13)
INTRODUÇÃO
Como foi dito na semana passada, estaremos completando nosso estudo de célula sobre o pecado (LEPRA). Aprendendo um pouco sobre ter santidade ao Senhor,que é uma condição para que as pessoas vejam Cristo em nossas vidas, a mudança em nossas vidas e assim, venham também para Cristo através do nosso testemunho.
1. A lepra na pele –13.1-8
a. Inchação
A lepra se eleva acima da pele indicando alguém que se considera superior aos outros. Paulo, porém nos exorta a considerar o irmão superior a nós mesmos (Fp 2.3).
b. Pústula
É um tipo de úlcera ou ferida que produz pus e representa todo tipo de impureza que conduz à sensualidade.
c. A mancha lustrosa
Essa representa o brilho da falsa religiosidade e da hipocrisia.
d. O pêlobranco
O pêlo branco aqui representa a perda de força. Devemos amadurecer, mas nunca envelhecer em termos espirituais. Quem envelhece espiritualmente perde a força para servir o Senhor, além disso, podem se tornar cegos e resistentes a mudanças por serem muito apegados a seus conceitos.
e. Mancha mais profunda que a pele
Isso indica uma conduta errada, encoberta, que não foi confessada. Apessoa está tentando encobrir o pecado e, nesse caso, ela deveria ser observada por sete dias. Sete é um número simbólico que representa algo completo. Quando vemos o sintoma do pecado na vida de um irmão precisamos adverti-lo e esperar por um tempo até que se arrependa. Esse tempo de observação do sacerdote simboliza um tempo para arrependimento.
2. A lepra na carne – 13.9-11
Suponha que um irmãocaiu em adultério. Isso é lepra, mas se houver arrependimento pode ser removida. Mas suponha ainda que esse mesmo irmão repita o pecado muitas vezes. Chega a um ponto em que a lepra se torna inveterada, ou seja, habitual. É uma situação, portanto, muito mais grave que a lepra na pele. Mas, mesmo um irmão que cai dessa forma no pecado pode ser transformado. Nos versos 12 e 13 lemos que tal lepra podeser curada.
3. Lepra vinda da úlcera – 13.18-23
No verso 18 lemos sobre uma pessoa que teve uma úlcera ou ferida. Parece que essa ferida foi sarada, mas depois de algum tempo aparecem os sintomas da mancha lustrosa mais funda que a pele e os pêlos brancos. Isso nos mostra que feridas e mágoas podem se tornar um lugar propício para a lepra do pecado.
4. Lepra vinda da queimadura – 13.24-28
Aqueimadura simboliza alguém que foi repreendido ou tratado pelo seu pecado, mas não respondeu bem e ficou ressentido interiormente. Isso também mostra um arrependimento não genuíno.
5. Lepra na cabeça e na barba – 13.29-46
Na Palavra de Deus a cabeça com o cabelo representa a nossa glória. Em 1Coríntios 11.3 nos mostra ainda que o cabelo está relacionado com submissão e autoridade. Portanto, terpraga na cabeça significa ter problema de sujeição à autoridade e uma resistência quanto ao pensamento da igreja.
Mas a lepra pode aparecer também na barba. Na Palavra de Deus a barba simboliza dignidade. Os servos de Davi foram envergonhados porque lhes rasparam a metade da barba (2Sm 10.4,5). A lepra na barba significa considerar-se importante e buscar ser reconhecido e exaltado pelos outros.6. Lepra nas vestes – 13.47-59
Na Palavra de Deus as vestes apontam para a nossa conduta (Êx 28.2; Ap 19.8). Mas podemos entender também as roupas como algo literal, já que a lepra numa roupa não era realmente do mesmo tipo da lepra manifestada no corpo. Sendo a lepra um símbolo do pecado, vemos que uma roupa também pode ser contaminada com o pecado. A orientação era que há roupas que podem serrecuperadas, talvez com alguma mudança, mas há outras que devem ser destruídas porque não têm recuperação (Jd 1.23).
Essa contaminação pode ter dois sentidos: ou a roupa era usada para fins pecaminosos (roupas usadas por prostitutas, travestis, pai-de-santo ou em algum ritual); ou a roupa foi usada numa ocasião de pecado, ainda que ela mesma seja uma roupa normal. Cada um de nós precisa trazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DA CELULA
  • Estudo para Célula
  • ESTUDO DE CELULA
  • estudo para celula
  • Estudo das celulas
  • Estudo das Células
  • Estudo de Célula
  • Estudo da Célula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!