Estudo de caso

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Análise: Caso Filomena
Filomena e sua família são o retrato da maioria das famílias brasileiras, origem humilde, ou seja, pobre, e que passa por inúmeras dificuldades, na maioria de ordemeconômica. Não tem plano de saúde, no entanto dependem 100% do SUS para cuidar da saúde.
Quando está em crise de ansiedade, geralmente, Filomena procura o centro de saúde da sua área de abrangência, o que édeterminado pelos Princípios Organizativos do SUS na parte de regionalização e hierarquização, possibilitando o acesso do indivíduo à saúde, iniciado geralmente pelos PSF’s (atenção básica) e oprincípio da descentralização que fala do acesso fácil a uma unidade de saúde. Filomena já tentou ir a outro posto, do bairro vizinho, mas não foi possível devido aos princípios citados acima –regionalização/hierarquização e descentralização.
Em um domingo Filomena tem uma crise e na segunda resolve ir ao posto. Para conseguir uma consulta acorda as 4:30 da manhã e, ao chegar ao posto, pega uma senhapara esperar a consulta, o que fere o princípio doutrinário da equidade, que determina: dar mais para quem precisa mais”, ou seja, dar prioridade, em uma fila de espera, para quem está com o caso desaúde mais grave e não para quem chegou primeiro.
O porteiro que distribuiu as senhas para consulta diz que quem tem plano de saúde deverá ir embora, pois a prioridade é para quem não tem plano, atitudeerrada, pois segundo a Constituição Brasileira, no qual o princípio doutrinário da universalidade do SUS está embasado, diz que todos tem direito à saúde e é dever do Estado assegurar este direito. Noentanto, qualquer brasileiro, com plano ou não, pode usufruir do SUS.
Filomena aguarda o médico que demorará achegar ao serviço de saúde, e enquanto isso espera encostada em um canto, pois aatendente está à procura de seu prontuário. Por várias vezes esta cena se repetiu e Filomena nunca viu o seu problema solucionado. A ela não são dada respostas, os sintomas são os mesmos, a cabeça com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!