Estudo de caso

Páginas: 47 (11518 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO FIEPI/UFPI/IEL
ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
MONOGRAFIA













REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA – MOTIVAR E RETER O TALENTO HUMANO ATRAVÉS DA DIVERSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE REMUNERAÇÃO.






























PARNAIBA – PI
Março de 2007
Francisco Werculis Sousa FonteneleREMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA – MOTIVAR E RETER O TALENTO HUMANO ATRAVÉS DA DIVERSIFICAÇÃO DAS FORMAS DE REMUNERAÇÃO.








Monografia apresentada à coordenação do curso de Pós-graduação em Recursos Humanos para Micro e Pequenas Empresas, uma parceria FIEPI/UFPI/IEL, como requisito para obtenção do grau de Especialista.

Orientador: Prof. MSc. Pedro Alencar Carvalho SilvaPARNAIBA – PI
Março de 2007


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO FIEPI/UFPI/IEL
ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
MONOGRAFIA







Monografia intitulada “Remuneração Estratégica – Motivar e Reter o Talento Humano Através da diversificação das formas de Remuneração”, de autoria do especializandoFrancisco Werculis Sousa Fontenele, aprovada pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:



Prof. orientador


Examinador


Orientando





PARNAIBA____, ______, ______.




























A meus pais Francisco e Fátima por todo carinho, atenção e uma vida de empenho e dedicação a meus estudos.

DedicoAgradeço ao meu professor orientador MSc. Pedro Alencar Carvalho Silva pelas horas dedicadas a esse trabalho e a minha companheira Pollyana pela compreensão e ajuda.














































“Um método de obter poder é através do uso derecompensas. Este ‘poder de recompensa’ é designado de poder alfa. Quando você recompensa as pessoas por suas ações elas se tornam mais dispostas a agir da maneira que você deseja ou porque querem mais recompensa ou porque realmente começam a sentir alguma afeição por você”.

Gerald R. Griffin
RESUMO


O sistema de Remuneração Estratégica temcomo principal objetivo envolver ao maximo empregados no desenvolvimento das organizações. É adequar as mais diferentes formas de remuneração às reais necessidades dos empregados, tornando-os mais satisfeitos e conseqüentemente motivados a produzir mais e melhor. O presente trabalho faz uma demonstração das limitações do sistema tradicional de remuneração e explora com maior ênfase as formas deremuneração que são atualmente utilizadas de forma estratégica para alcançar objetivos organizacionais. A Remuneração Funcional serve como salário base ao funcionário, dá a certeza de que mesmo em um mês de baixa produtividade ele terá um salário garantido. Remuneração por Habilidades é paga em função do conhecimento ou habilidades certificadas, Pode-se definir a habilidade como o conjunto deconhecimentos que podem ser formalmente aprendidos, somado à aptidão pessoal. A remuneração por competências está ligada ao desenvolvimento de atividades de conhecimento abstrato, nas quais os processos são bastante variados e criativos nas soluções de problemas do dia-a-dia nas organizações, envolve muito o comportamento individual para o cumprimento de metas desejáveis para esses cargos, sendo que asua mensuração, suas qualificações e sua certificação são bem mais difíceis, pela complexidade de atuação. O Salário Indireto conhecido popularmente como benefícios oferecidos pelas empresas aos seus empregados, representa muitas vezes uma parcela considerável da remuneração total. Nos benefícios praticados encontram-se: automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!