Estudo de caso - Zara

Páginas: 11 (2693 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


Pesquisa individual: Rede de confecções Zara
A Presença global assegura bons resultados em tempo de crise na Europa
Instalação servirá como polo distribuidor da companhia espanhola de moda no Hemisfério Sul; plano de expansão prevê a abertura de cinco pontos de venda neste ano.A empresa fundada em 1975 pelo bilionário espanhol Amancio Ortega inovou ao criar um modelo de negócios baseado em constante renovação das coleções, com o lançamento de novas roupas em plena estação.
O modelo se baseia em criar novos designs de peças, que são manufaturadas em quantidades pequenas. À medida que avança a estação, novas peças são lançadas, baseando-se na preferência do consumidorpor cada uma das tendências apresentadas. Para isso, a empresa concentra 51% da produção em fornecedores próximos dos centros administrativos.
O modelo tem funcionado. Em plena crise, a empresa lucrou 432 milhões no primeiro trimestre, crescimento de 30% frente a um ano antes.
Com esses números, caiu no gosto dos investidores, e tornou-se a maior empresa da Espanha em valor de mercado,ultrapassando os gigantes Santander e Telefónica.

Produção

Mais da metade da produção da empresa é confeccionada na sede de La Coruña, na Espanha. A fabricação é própria ou fica a cargo de pequenos parceiros instalados nos arredores da unidade. As roupas são feitas em pequenos lotes e distribuídas por caminhão para entrega na Europa ou por avião para as lojas que a rede possui mundo afora, inclusiveno Brasil. Ao contratar pequenos fornecedores que atuam vizinhos à fábrica-mãe, a Zara ganhou um tempo precioso -- e tempo é quase tudo numa economia viciada em velocidade. Enquanto uma empresa que produz roupas na Ásia leva até nove meses para colocar um novo modelo nas lojas, a Zara faz isso em pouco mais de um mês. O efeito desse processo é visível. Como a rede evita a produção em massa, arenovação dos modelos é intensa. Para o consumidor, a impressão que fica (uma expressão da verdade, por sinal) é a de uma marca vibrante, com energia suficiente para apresentar novidades não em todo o verão ou inverno -- mas sempre. A estratégia só funciona graças à eficiência logística da Zara, que permite que um vestido fabricado em La Coruña apareça poucas semanas depois na vitrine de uma lojacomo a do Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo.
 Poucos conceitos são tão mal compreendidos no mundo dos negócios quanto a logística. A experiência da Zara descrita acima poderia ser, para muitos, apenas um exemplo do bom uso de instrumentos de marketing. Também é isso. Mas o coração do sucesso da empresa é sua grande capacidade de despachar seus produtos. Isso envolve fatores comointeligência estratégica, administração da produção, gestão de parceiros e controle de estoques. Ao contrário da visão tradicional, logística é muito, muito mais que o transporte de mercadorias. Sua importância na última década tornou-se tão vital para a produtividade, a eficiência e a rentabilidade dos negócios que logística virou espertamente slogan de uma série de companhias que nada mais fazem quecarregue caminhões. Mas, numa simplificação, pode-se dizer que contar com uma boa logística significa colocar o produto no lugar certo, na hora e na quantidade certa, a preços competitivos.
A equipe que sugere os desenhos das roupas senta em frente à equipe comercial. Esses dois times, juntos, decidem o que produzir e quanto de cada peça deve ser despachado para cada uma das mais de 5,6 mil lojas, em85 países. E a distribuição é centralizada na Espanha. Esse sistema, no entanto, está prestes a mudar, pelo menos no Brasil. O país terá um novo centro logístico, entre setembro e outubro deste ano, e vai enviar diretamente, sem passar pela Espanha, roupas para Argentina, Chile, Uruguai, Peru, África do Sul e Austrália.
Hoje a Inditex possui uma área para estocagem em Barueri (SP), mas ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso: ZARA
  • Estudo de caso Zara
  • Análise de estudo do caso zara
  • Estudo de caso ZARA
  • Estudo de caso zara
  • Estudo de caso da zara
  • estudo de caso, zara
  • Zara estudo caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!