ESTUDO DE CASO SOBRE DEPRESSÃO PÓS PARTO UTILIZANDO WINNICOTT

1875 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá apresentar a análise de uma vinheta clínica que trata do caso de uma paciente encaminhada à psicoterapia com diagnóstico de Depressão com início no pós-parto. Serão abordados os aspectos facilitadores para o estabelecimento do quadro na paciente bem como as conseqüências que a situação acarretou para a filha de onze meses de idade.
Serão abordados os conceitos de depressão puerperal e depressão com início no pós-parto, e será feita uma análise sobre as conseqüências para a mãe, e formas de tratamento da doença. Discute-se também o conceito e desdobramentos da fase oral, seu desenvolvimento, e possíveis conseqüências na vida adulta em caso de má desenvolvimento desta fase.
Ao final verificaremos a importância da relação entre a mãe e o bebê nesta fase segundo a teoria de Winnicott, e como problemas nesta relação podem afetar o desenvolvimento da criança citada no caso em análise e de demais crianças que passem por situação similar.
DESENVOLVIMENTO
1) Em que consiste a chamada DEPRESSÃO PÓS-PARTO? Faça um estudo amplo desse quadro, incluindo sintomatologia, casualidades, tratamentos e demais fatores que julgar importantes.
Durante todo o processo da gravidez a mulher passa por profundas alterações tanto físicas como sociais e psicológicas. É um período em que ocorre uma grande reestruturação em vários âmbitos da vida da gestante e que pode trazer conseqüências tanto boas quanto ruins. Uma das conseqüências negativas após o nascimento do bebê é a chamada depressão puerperal que na maioria das vezes surge nos primeiros dias após o nascimento. Este quadro traz grande instabilidade emocional às mulheres que acabaram de ter um parto, ocorrem situações como mudanças repentinas de humor, choros constantes, perda de apetite e sentimento de solidão, porém, é uma condição que geralmente passa rapidamente e que ocorre com a grande maioria das mulheres. Os casos em que a mulher permanece com esta instabilidade emocional após

Relacionados