Estudo de caso Protecionismo ou Liberalismo

Páginas: 9 (2078 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA









ANDERSON DA SILVA MONTEIRO
B634BE-7















CASO PROTECIONISMO OU LIBERALISMO
Marketing Internacional





















SÃO PAULO
2014

Marketing Internacional
Prof. Daniel Ribeiro Júnior e
Prof. Otávio Sanches

CASO: PROTECIONISMO OU LIBERALISMO ?

Adaptado de : “EUA lançam sóproposta tarifária para Alca”, Folha de S. Paulo, por MARCIO AITH, de WASHINGTON em 12/fev/2003

AMERICANOS ACENAM COM MENOS TAXAÇÃO SOBRE PRODUTOS,
MAS NÃO FALAM EM ELIMINAR BARREIRAS NÃO-TARIFÁRIAS

Os EUA apresentaram ontem a sua primeira proposta para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). O país divulgou suas "ofertas" para atrair países americanos às negociações.Consideradas "ousadas" e "abrangentes" pelo representante de Comércio dos EUA, Robert Zoellick, as propostas causaram reação negativa do Itamaraty e deverão aumentar ainda mais as divergências entre Brasil e EUA. Apesar disso, países da América Central e andinos viram com bons olhos as ofertas dos EUA.
A proposta americana limita-se a reduzir todos os tipos de tarifas, mas retira oficialmente da mesa denegociações o tema que mais interessa ao Brasil nas negociações da Alca: as barreiras não-tarifárias (dumping, subsídios internos, cotas e restrições fitossanitárias, entre outras) que afetam as exportações brasileiras de produtos como aço, açúcar, suco de laranja e etanol, entre outros.
Zoellick deve discutir com a missão brasileira, em encontro da OMC em Tóquio nesta semana, as barreirasnão-tarifárias.
Além disso, os EUA definiram um cronograma para reduzir as tarifas de produtos agrícolas, colocando os itens que mais interessam ao Brasil no "fim da fila". Indagado durante o anúncio, Zoellick reconheceu que produtos como açúcar e suco de laranja, por exemplo, só teriam suas tarifas eliminadas após uma década.
Oficialmente, a proposta americana estabelece que as tarifas deimportação sobre produtos têxteis sejam eliminadas no prazo de cinco anos a partir da entrada em vigor do acordo de criação da Alca (entre 2005 e 2006).
Os EUA sugerem também que cerca de 65% das importações americanas de bens de consumo e produtos industrializados e 56% das importações agrícolas fiquem isentas de impostos assim que a Alca entrar em vigor.
As ofertas americanas apresentam diferentes taxasde redução de barreiras comerciais para cada uma das regiões do hemisfério "para refletir a grande disparidade em tamanho e em desenvolvimento econômico entre os países da Alca". Com base nessa oferta diferenciada, os países do Caribe e da América Central receberam as melhores ofertas. O Mercosul foi o mais prejudicado.
A oferta americana não é uma concessão unilateral, mas uma proposta a sernegociada e que depende de reciprocidade.
Segundo Zoellick, "os EUA criaram um plano detalhado para o livre comércio no Hemisfério Ocidental" e "puseram todas as nossas tarifas sobre a mesa de negociações porque o livre comércio beneficia a todos e nos une mais como vizinhos".
Essa não é a opinião do embaixador brasileiro em Washington, Rubens Barbosa. "Essa proposta será recebida de maneiradiferente pelos países. Os pequenos deverão aceitar. Outros, como os países do Mercosul, terão dúvidas."
Segundo Barbosa, o principal problema foi a recusa americana em negociar as barreiras não-tarifárias. O embaixador deu o exemplo do aço como símbolo da fragilidade da proposta americana.
Os EUA propuseram ontem eliminar imediatamente as tarifas sobre as importações de aço. "No entanto são asbarreiras não-tarifárias que impedem a entrada do aço brasileiro nos EUA", disse ele. 

OFERTAS ISOLAM MERCOSUL E BRASIL DE NEGOCIAÇÕES
Ao anunciar ontem sua primeira oferta para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), os EUA isolaram o Mercosul das negociações e colocaram o Brasil numa situação estrategicamente delicada.
Afirmando que o Brasil aceitou apresentar propostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo x protecionismo
  • Protecionismo vs Liberalismo
  • Protecionismo x liberalismo
  • Liberalismo X Protecionismo
  • Protecionismo x liberalismo na politica
  • liberalismo x protecionismo
  • Protecionismo x liberalismo
  • LIBERALISMO X PROTECIONISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!