Estudo de Caso aterro Außernzell

3472 palavras 14 páginas
ESTUDO DE CASO

CARACTERIZAÇÃO DO ATERRO DE AUßERNZELL

LOCALIZAÇÃO

Macrolocalização

O aterro de Außernzell está localizado no sul da Alemanha, próximo às fronteiras da República Tcheca e Austria (Figura x). Mais especificamente, se encontra na região da baixa Baviera entre as cidades de Deggendorf e Passau (Figura x).

Microlocalização
O aterro de Außernzell se encontra no leste da região metropolitana de Deggendorf na área do município de Außernzell. O local é cercado por áreas de floresta e se localiza entre as cidades de Außernzell e Eging (Figura x). A área residencial de Außernzell mais próxima ao aterro fica a 1 km de distância.

DESCRIÇÃO DA ÁREA DO ATERRO
Área total do aterro: 36,4 ha
Área do aterro ativa: 26,5 ha (40 campos de futebol)
Altura do depósito de resíduos: 25 a 40 metros
Entre 1977 e 1985: Instalação do aterro sem impermeabilização de base.
VOLUME DE PREENCHIMENTO
Volume total de preenchimento: 4,5 milhões de m³.
Volume já preenchido: cerca de 3,5 milhões de m³.
Na figura x abaixo tem-se uma vista aérea do aterro.

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS No funcionamento do aterro há uma sequência a ser seguida quanto ao manejo dos resíduos. Abaixo encontra-se um pequeno fluxograma da sequência dos processos adotados e após as suas descrições.

FLUXOGRAMA

Recebimento de resíduos Nenhum resíduo chega ao aterro sem controle. No controle de entrada é comprovado se o resíduo entregue corresponde à declaração e à licença entregues. De acordo com o padrão de regulamento do aterro de Außernzell de 27.04.2009, ensaios são coletados e examinados quimicamente em laboratórios. Tipo, quantidade e origem dos resíduos são determinados e registrados através de processamento de dados eletrônicos.

Área de operação/Estação de transferência de resíduos Nesta etapa o corpo do aterro é preenchido com camadas de resíduos não incineráveis e compactado com a ajuda de máquinas especiais da própria frota de veículos do

Relacionados