Estudo de cado AtekPC

368 palavras 2 páginas
Estudo caso 1 – O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC
A razão de ser de um PMO, tanto para a AtekPC quanto para outras organizações, é contribuir para que a organização alcance os seus objetivos através de práticas de excelência em Gestão de Projetos por ele implementadas.
Para tanto, de acordo com cada contexto, deverá o PMO definir as melhores práticas em gerenciamento de projetos e estimular o seu uso; desenvolver competências em gestão e na utilização de metodologias; fornecer capacitação e suporte necessários; gerir o conhecimento para registrar e divulgar padrões, melhores práticas e lições aprendidas; gerir o portfólio de projetos; monitorar, através de indicadores, o andamento das atividades e fornecer informação para a tomada de decisão; entre outros.
Quanto aos desafios na criação do PMO, no caso da AtekPC, creio que os principais seriam: enfrentar a falta de cultura em gerenciamento de projetos (muitos enxergam a metodologia como uma mera burocracia e são resistentes a mudanças); enfrentar a falta de um apoio completo da alta administração, dificultando a efetivação do trabalho do escritório, que terá que conquistar o seu espaço; recursos limitados para a estruturação e realização do trabalho; falta de dados que comprovem o valor do gerenciamento de projetos.
No que diz respeito à governança, primeiramente cumpre ressaltar que, de maneira geral, ela terá que contribuir para o alcance de metas estratégicas e a criação de valores para todos os acionistas. Assim sendo, para o PMO da AtekPC torna-se crítico a definição de sua posição da estrutura organizacional, ainda mais com sua perspectiva de dar suporte a todas as áreas funcionais. Seguindo esse pensamento, eu iria além do que comentou nosso colega Arnaldo, creio que o PMO deve seguir uma tendência de estar cada vez mais alinhado à parte alta da administração (diretoria geral, presidência), não se restringindo à diretoria da TI. É necessário que o seu trabalho reflita estrategicamente nos

Relacionados