EstudarbCiencias

4449 palavras 18 páginas
Resumo
A compreensão do que é ciência e do que caracteriza a infância (e a pré – escola). Nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar o processo de algumas temáticas propostas em projetos de Ciências para a Educação Infantil, pretendendo verificar como são desenvolvidos e com que objetivos, procurando, compreender o que se pretende ao introduzir Ciências na Educação Infantil e , que papel a mesma pode desempenhar nesta faixa etária

Palavras-chave: Ensino Ciências, Educação Infantil, Temáticas Propostas

Abstract The understanding of what science is and that characterizes childhood (and pre - school). In this perspective, this article aims to analyze the process of some proposals on thematic projects Sciences for Early Childhood Education, intending to check how they are developed and goals, trying to understand what is intended to introduce Science in Early Childhood Education and how important it can be to this age group.

Keywords: Education Sciences, Early Childhood Education, Issue Proposals

INTRODUÇÃO

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CIÊNCIA
A presente pesquisa foi realizada através de uma pesquisa de campo, da natureza do Estudo de caso, em que buscamos através das observações e entrevistas, analisar a pratica docente e o envolvimento dos alunos no desenvolvimento do projeto.
Pretende-se, através deste trabalho analisar a prática docente e como os alunos se envolvem no ensino de Ciências na Educação Infantil e, como este deve ocorrer, e , se deve ou não ser organizado a partir de áreas de conhecimento.
A partir da Lei 9394/961, que estabelece novas diretrizes e bases para a educação nacional, o atendimento a crianças em creches (até 3 anos de idade) e pré-escolas (de 4 a 5 anos) passa a constituir a educação infantil, nível de ensino integrante da educação básica. Esta condição, ao buscar romper com a tradição assistencialista presente na área, requer um aprofundamento do debate acerca de quais seriam os modelos de qualidade para a

Relacionados