Estudante

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
3

1. Tema A Ética do Discurso de Jürgen Habermas como Estratégia para Preservação da Paz.

2. Justificativa A escolha do tema prende-se pelo facto do mundo contemporâneo basear-se única e simplesmente pela ética kantiana, onde a acção do Homem assume o princípio de numa legislação universal, esquecendo-se do papel do grupo, a participação dos indivíduos para a criação de um ambiente detranquilidade, de justiça e de harmonia social.

A Ética do Discurso surge numa altura conturbada devido as contendas bélicas da arena internacional, guerra fria, os regimes totalitários: fascismo na Itália de Benito Mussolini; nazismo na Alemanha hitleriana; corporativismo em Portugal salazariano. Devido a esses acontecimentos a ética kantiana já não era suficiente para suster os conflitos – daí anecessidade de instaurar um clima de diálogo, por meio da Ética do Discurso de Habermas.

Entre os homens é necessário um diálogo, em prole da resolução de qualquer conflito; daí a razão da escolha do tema para a preservação da paz propriamente dita, pois entre os indivíduos a Ética do Discurso é a base para essa consolidação da paz. O cidadão deve participar directamente na elaboração das leispara que estas não beneficiem apenas ao legislador, mas sim a todos. Nessa perspectiva, é notável que a valorização da Ética do Discurso depende da vontade individual.

Para preservar a paz, a nação não necessita de leis duras e simplesmente por umas boas leis, mas, sim de homens bons que possam relevar a ética discursiva para manter a tranquilidade no país. Mas, essa missão não fica apenas parao governo; pelo contrário, é grande tarefa da sociedade. Um país é mais bem governado por um Homem bom, que saiba honrar a sua palavra e comunicá-la sem ferir sensibilidades, do que por umas boas leis. As leis podem ser boas, mas se falta no Homem a dignidade para cumprir e respeitá-las; o discurso para transmiti-las tudo fica anulado. Essa valorização pode gerar uma sociedade tranquila sem que oHomem perca a sua postura digna e sem faltar a palavra.

4

3. Referencial teórico Ética é uma disciplina da Filosofia que procura determinar a finalidade e os princípios de ordem moral que orientam a vida humana e o Discurso, exposição oral ordenada sobre determinados assuntos, por sua vez, a Ética do Discurso é uma atitude que busca os princípios morais que orientam a vida humana, ordenandodiálogos, conversas e debates.

Jürgen Habermas (1983) concebe a Ética do Discurso como uma cooperação de todos os participantes da discussão racional, tendo em vista a pretensão de uma fundamentação moral e universal na qual todos desejam ser atendidos em seus respectivos interesses pessoais, e estejam de acordo, sendo assim, possível uma normalização ética e moral.

Não é fácil definir apaz, pois ela carrega consigo várias acepções. Há quem concebe-a simplesmente como sinónimo de liberdade: ausência de constrangimentos; outros entendem que a paz é o calar das armas. Contudo, ela deve ser entendida numa perspectiva ampla - um estado do Homem que se caracteriza pela presença da tranquilidade e ausência de perturbações, como também, o alto sentido da responsabilidade, da justiça e dobem-estar social; é a criação de condições condignas para levar uma vida autenticamente humana. Todos somos chamados a cultivar e respeitá-la. Enfim, a paz não é uma dádiva recebida dos deuses, mas sim um projecto dos Homens.

John Rawls, na sua obra Justiça como Equidade sustenta que a justiça é o primeiro requisito das instituições sociais, pelo que as leis, por mais urdidas que possam ser, seforem injustas devem ser abolidas. Esta premissa não nos diz outra coisa senão a defesa da paz, do bem-estar social, dos princípios universais da justiça. A melhor escolha possível será a que deverá contemplar a todos.

A concepção teórica da acção comunicativa em Habermas está voltada principalmente para a reconstrução das condições existentes, pois os indivíduos quando socializados se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!