Estudante

Páginas: 11 (2618 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Sumário
Resumo 3
1. Introdução 3
2. Revisão Bibliográfica 3
3. Materiais e métodos 3
3.1 Materiais 3
3.2 Fundamentos Teóricos 3
3.3 Procedimento Experimental 3
4. Discussão e resultados 3
5. Conclusão 3
6. Bibliografia 3

Resumo
1. Introdução
2. Revisão Bibliográfica
3.1 Aspectos tecnológicos do processo
Primeira Etapa – Reformador de vapor
A produçãodo gás de síntese úmido ocorre no reformador de vapor, um equipamento composto por tubos recheados com catalisador cerâmico impregnados com níquel. Fileiras desses tubos são colocadas dentro de uma câmara de combustão isolada e a combustão é realizada pelo gás natural da alimentação.
A alimentação do processo é formada por gás natural (basicamente metano - CH4) a temperatura de 30ºC e na pressãode 1,6 MPa e vapor d’água, na temperatura de 210ºC e Pressão de 1,6 Mpa.
Esses reagentes são misturados e pré-aquecidos até a temperatura de 450 ºC. É possível também adicionar diretamente ao reator o gás natural a 30ºC.
Essa etapa de pré-aquecimento da corrente de entrada do reator é um dos pontos principais do conceito de reforma a vapor. Pois a eficiência energética é melhorada aorecupera-se calor do gás de exaustão que sai da câmara de combustão a 960ºC em uma série de operações de troca de térmica que além de aquecer a corrente de entrada até 450ºC, também produz vapor superaquecido a 4,8 Mpa e 360,4 ºC de superaquecimento usado para mover turbinas e outras partes do processo e aquece o ar de alimentação (5% excesso)dos queimadores até 300ºC. Com essas subsequentes trocastérmicas, o gás de combustão anteriormente a 960ºC sai na chaminé a 150ºC.
Após a combustão o produto sai a 855ºC e troca calor com a água de entrada da caldeira (30ºC) sendo resfriado até a temperatura de 375,4ºC.
Segunda Etapa – Recuperação de calor e compressor
O gás de síntese úmido (CH4, H2O, CO2 e CO) entra nesta etapa do processo a 375,4ºC e 1,6MPa. Para retirada da umidade do gás a fim degarantir a eficácia do processo o mesmo passa por seguidas etapas de troca térmica usando-se trocadores de calor com fluido de recuperação, ar e água gelada e tambores de condensado.
Em seguida o gás entra em um ciclo de conversor composto por duas etapas devido a presença de um trocador que levará a temperatura do gás a 100ºC, onde sua pressão irá de 1,6 para 7,5MPa.
Terceira Etapa – Síntese doMetanol
O processo de síntese do metanol ocorre a 7,5MPa sendo sua alimentação composta por gás de síntese a 100ºC e pelo gás de reciclo a 35ºC.
Após a mistura o gás ira passar por um compressor de gás de síntese que tem como principal função garantir a fluidização do mesmo no processo. Em seguida a mistura é aquecida ate 130ºC em um trocador de calor que utiliza como fluido de troca o produto dasaída do reator de síntese.
Posteriormente à etapa de troca térmica o gás de síntese é dividido em duas correntes a primeira com 70% da composição e a segunda com 30%. A primeira delas entra em três estágios no reator a 130ºC. A segunda troca calor novamente com o produto e sera alimentado no reator no topo a 220ºC.
Após a reação a corrente de saída será resfriada em varias etapas de trocastérmicas citadas anteriormente e por ar e água, entrando no vaso de flash onde será separado o gás do líquido. O gás será reciclado ou descarto na purga. O Liquido contendo metanol ira entrar em etapas de destilação composto por 2 colunas. A primeira coluna chamada de coluna de leves terá como produto de fundo o metanol, sendo retirados os contaminantes pelo topo. O produto de fundo irá entrar emoutra coluna (coluna de pesados) sendo o metanol separado da água e retirado no topo do processo.
3. Materiais e métodos
4.2 Fundamentos Teóricos
A instrumentação e os sistemas de controle visam à otimização na eficiência dos processos de fabricação e obtenção de um produto de melhor qualidade a um custo mais baixo e em menor tempo. Desta forma, a instrumentação é indispensável para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!